Você perguntou quem inventou o papel? Foram os egípcios ou os chineses? Leia abaixo para descobrir.
No curso da história da humanidade, houve algumas invenções que mudaram completamente a maneira como vivemos hoje. Meus favoritos são a roda e o papel. Imagine se a roda não tivesse sido inventada, onde estaríamos sem carros, bicicletas, trens, ônibus, etc.? Ou melhor, o que usaríamos em vez disso? Agora, tente imaginar uma vida sem papel . Você pode pensar que com os computadores que estão lá fora, quem poderia precisar do papel, mas haveria computadores se alguém como Einstein não tivesse um pedaço de papel para escrever suas fórmulas?
A arte de fazer papel primeiro começou com os egípcios, por volta do ano 3500 aC. de C. Foi feito com papiro de cana. Os caules desta planta foram cortados em tiras finas e embebidos em água com açúcar. Depois que eles foram transformados em polpa, esta polpa seca e folhas de papiro foram feitas. A palavra “papel” tem sido um derivado do papiro . Este foi considerado o primeiro sinal de fazer papel. Então, os egípcios foram os primeiros a inventá-lo.
A pessoa que inventou o papel da china, claro que ele era chinês. Vamos dar uma olhada no que os chineses costumavam escrever antes de o papel ser inventado. Antes de o papel ser inventado, os chineses usavam pergaminhos de seda ou pergaminhos de bambu para escrever . Estes eram pesados e impraticáveis. O inventor do papel e a primeira pessoa a padronizar a produção de papel foi Tsai Lun . Ele era um eunuco que carregava a correspondência de Shang Fang Si, o que também significa que ele estava encarregado de fazer instrumentos na corte imperial do Imperador Han Ho Ti. A invenção do papel deu a Tsai Lun muitos ativos e um status aristocrático no tribunal. Mais tarde, ele se envolveu em algum escândalo do palácio e foi condenado à prisão. Foi quando ele ingeriu um veneno, terminando sua vida.
Segundo a lenda, acredita-se que ele estava observando uma vespa fazendo seu ninho e usando a mesma técnica para fazer o papel . Ele se apresentou ao Imperador Han Ho Ti com a primeira folha de papel e com o processo de fazê-lo, no primeiro ano de Yuan-Hsing, em 105 dC. de C. Tsai Lun usou a casca interna de uma amoreira, fibras de bambu e trapos para fazer papel. A casca e a fibra foram misturadas em água e secas num pano. Depois de seco, uma superfície lisa foi criada. Pouco a pouco, o uso do papel se espalhou pelo reino.
Os chineses mantiveram muito profundamente o segredo de fazer papel durante séculos. Em um momento, o segredo de fazer papel veio para os árabes no século VIII e para a Europa no final do século XIV . Foi então que o jornal mudou o curso de como nos comunicamos e mantivemos a informação.
Em conclusão, pode-se dizer que enquanto a primeira tentativa de fazer papel é tomada pelos egípcios, o crédito de inventar o papel como o conhecemos hoje, é tomado por Tsai Lun , que inventou a primeira folha de papel no ano de 105. d. de C. Algo para refletir, se o papel não tivesse sido inventado, muitos eventos da história nunca teriam sido registrados.