EQST

Quem Inventou O Termometro De Mercurio?

O termômetro é um dos instrumentos mais comuns em qualquer lar e serve para medir a temperatura corporal. O artigo a seguir irá ajudá-lo a saber mais sobre quem inventou o termômetro de mercúrio e quando .

A temperatura é um parâmetro que ajuda a medir o calor ou a energia térmica de uma partícula em uma substância. Não depende do número de partículas em um objeto, pois é uma medida média. É a propriedade física que ajuda a medir o calor e o frio. Como a temperatura é medida? Através de um termômetro .

A escala mais comum para medir a temperatura em um termômetro é Celsius (° C). O termômetro é um instrumento muito importante para a medição, mas você já se perguntou qual é a história por trás do termômetro? Quando o termômetro de mercúrio foi inventado? Os parágrafos a seguir ajudarão você a responder a todas as suas perguntas.

A história do termômetro

As pessoas sempre souberam a diferença entre diferentes temperaturas. Até o homem da idade da pedra sabia que o fogo estava quente e a neve estava fria. A única coisa que as pessoas não entenderam foi como medir a temperatura . As pessoas não tinham escala específica para medir a temperatura. Em vez disso, foi baseado em escalas subjetivas, um brilho no metal indicaria que estava quente, por exemplo. Mas como saber como algo era quente ou frio? Este foi um mistério por muitos séculos .

Além disso, há uma grande lacuna nos registros escritos, relacionados à medição da temperatura na história. Portanto, não se pode acreditar que os antigos egípcios, chineses, romanos, gregos ou assírios não tivessem nenhuma maneira específica de medir a temperatura. Durante este período, a história do termômetro permanece um mistério.

No entanto, as pessoas que viviam em 300 aC conheciam o princípio básico da medição de temperatura. Eles sabiam que o ar se expandia com o calor e contraía com o frio, e com isso podiam medir a temperatura. Este princípio foi explorado e testado por Filo de Bizâncio , em 300 aC. No entanto, você precisava ser um gênio para explorar a verdade e instilar o princípio de fazer um termômetro que funcionasse.

Galileo Galilei e seu Thermoscope ordinário


Dizem que Galileu inventou o termômetro no ano de 1596 . Mas o que Galileu inventou não era realmente um termômetro, era um termoscópio. Qual é a diferença entre os dois instrumentos? Bem, embora ambos estejam relacionados à temperatura, o ‘termoscópio’ não mede as diferenças de temperatura. Foi um instrumento que apenas comparou a temperatura entre dois corpos. O termômetro, por outro lado, mede a temperatura.

A balança térmica não tinha escala, portanto, poderíamos saber que havia diferenças de temperatura, mas não consegui medi-las . Além disso, os dados não puderam ser registrados para referência futura. No entanto, foi um pequeno passo para os outros aproveitarem e continuar com a invenção do termômetro . Benedetto Castelli, o consultor do Papa em 1626 e professor de matemática na Universidade de Roma, escreveu em 1638 sobre o termoscópio, que ele viu nas mãos de Galileu por volta de 1603:

Ele pegou um frasco de vidro, quase tão grande quanto um pequeno ovo de galinha, com um pescoço de cerca de 60 centímetros de comprimento (talvez 40 centímetros) e tão fino quanto palha de trigo, aqueceu o frasco bem em suas mãos, então o colocou. de cabeça para baixo no recipiente abaixo, que continha um pouco de água. Quando ele removeu o calor de suas mãos do frasco, a água imediatamente começou a subir em seu pescoço, e ele montou mais do que uma mão acima do nível da água no recipiente. A mesma coisa que Galileu usara agora era construir um instrumento que medisse os graus de frio e calor.

Santorio Santorio e seu termômetro

Muitas vezes conclui-se que Santorio Santorio inventou o termômetro no ano de 1654 . Santorio era um italiano que aplicava uma balança a um termóstato a ar. Portanto, ele recebe crédito pela invenção do termômetro . No entanto, ele inventou o termômetro de ar que tem níveis de precisão muito baixos. Isso porque as pessoas não entendiam os detalhes por trás dos efeitos da variação da pressão do ar no tempo de Santorio.

O grão-duque da Toscana e seu termômetro de líquido em vidro

O termômetro líquido em vidro é o mais conhecido hoje. Este termômetro de vidro líquido foi inventado por Ferdinand II, o grão-duque da Toscana (1610 – 1670) em 1654 . Ele usou um enchimento de álcool em seu termômetro. No entanto, também foi muito impreciso, uma vez que não havia uma escala de medição padronizada.


Foi Gabriel Fahrenheit quem inventou o termômetro com seu termômetro de mercúrio

Gabriel Fahrenheit, no entanto, é o verdadeiro inventor do termômetro que usamos hoje . Ele foi a primeira pessoa a fazer uso de um termômetro cheio de mercúrio em 1714. Mercury ajudou a tornar a medição mais precisa do que qualquer outro termômetro antes.

Fahrenheit e sua escala de temperatura

Fahrenheit foi capaz de fazer medições mais precisas de temperatura, já que ele usava pontos fixos como uma escala de temperatura em seu termômetro. Dividido os pontos de congelamento e ebulição da água em 180 °. Ele escolheu 32 como o ponto fixo mais baixo da escala. Este ponto mais baixo não cairia abaixo de zero, mesmo que se medisse as temperaturas mais baixas. Ainda hoje, a escala Fahrenheit é amplamente aceita e usada para medir a temperatura.

Reamur e sua escala de temperatura

Rene Antoine Ferchauld de Reamur, um francês, propôs em 1731 uma nova escala do termômetro. Sua escala tinha ponto de congelamento de água, que era 0 ° e um ponto de ebulição que era de 80 °. A escala Reamur foi rapidamente descartada e não está em uso hoje.

Celsius e sua escala

A próxima pessoa depois que Fahrenheit chegou a uma escala correta para medir a temperatura foi Andrew Celsius em 1742 . Ele surgiu com uma escala de temperatura que divide os pontos de congelamento e ebulição da água em 100 graus. Os 0 graus foram escolhidos como o ponto de ebulição da água e 100 graus como ponto de congelamento. Então, cerca de um ano depois, Jean Pierre Cristin, um francês, inverteu a escala Celsius. Ele chegou com sua escala centígrada que tinha um ponto de congelamento de 0 ° e um ponto de ebulição de 100 °. O acordo internacional de 1948 aceitou a adaptação da escala de Cristin e é hoje conhecido como Celsius. Isso se tornou uma das escalas de medição de temperatura mais utilizadas no mundo, até hoje.

Lord Kelvin e Sua Escala de Temperatura Absoluta

Sir William Thomson, Barão Kelvin de Largs, que mais tarde seria conhecido como Lorde Kelvin da Escócia propôs a existência de um zero absoluto em 1848. Em sua proposta, a escala de temperatura absoluta de zero graus, seria a temperatura mais baixa possível teoricamente. , em que o movimento molecular pára. 1 grau Kelvin foi definido como igual a 1 grau Celsius por Lord Kelvin. A unidade padrão atual de medição de temperatura em Kelvin.

A história do termômetro é uma longa história que viu muitos altos e baixos. Muitos conceitos foram necessários para explicá-lo, muitas teorias tiveram que ser testadas com sucesso para chegar à invenção bem-sucedida do termômetro.