EQST

Quem Inventou O Gps?

Quem inventou o gps? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

O fato de Alexander Graham Bell não ter inventado o telefone pôde ser provado no tribunal 113 anos depois da morte do inventor original, Antonio Meucci . O nome de Thomas Edison vem à mente quando alguém diz “lâmpada”, mas foi Humphry Davy quem mostrou pela primeira vez como a passagem de uma corrente elétrica através de uma tira de alumínio poderia lançar luz. A história da ciência é cheia de invenções cuja autoria é disputada com veemência. O Sistema de Posicionamento Global (GPS) é um deles. Então, quem inventou o GPS?

O GPS tornou-se uma parte tão essencial da vida moderna que quase dependemos disso. Pouco a pouco e constantemente foi introduzido em nossos carros, barcos, aviões, câmeras, equipamentos de construção, máquinas agrícolas, laptops e, claro, smartphones. E apesar disso, há uma falta de consenso sobre quem deve ser creditado com sua criação. Há pelo menos três pessoas que foram reconhecidas como estando claramente relacionadas com a invenção desta tecnologia revolucionária , que foi desenvolvida pelo Departamento de Defesa dos EUA para ajudar as forças militares.

Roger L. Easton

Este ex-chefe do ramo de aplicações espaciais do Laboratório de Pesquisa Naval dos EUA foi o cérebro por trás de várias aplicações e tecnologias de engenharia que permitiram o desenvolvimento do GPS . Easton era um cientista da Guerra Fria que trabalhava com tecnologia para rastrear satélites como o Sputnik da União Soviética, antes de criar um conceito de navegação baseado no tempo chamado TIMATION, que usava recepção passiva, órbitas circulares e relógios espaciais. Alta precisão sincronizada com um relógio mestre. Ainda hoje, esses recursos são vitais em qualquer GPS moderno.

Roger Easton

Em 2004, Easton recebeu a Medalha Nacional de Tecnologia e Inovação dos Estados Unidos do então presidente dos Estados Unidos, George W. Bush. Esta homenagem foi concedida em reconhecimento ao “pioneirismo de grandes conquistas na tecnologia de rastreamento, navegação e sincronização de espaçonaves que levou ao desenvolvimento do NAVSTAR-GPS”.

No entanto, não foi até 2010, quando o Hall da Fama dos Inventores dos EUA reconheceu os esforços de Easton na criação do GPS . De fato, em 2004, outras duas pessoas foram introduzidas no Hall of Fame por liderar o desenvolvimento da tecnologia GPS.

Que eram? Vamos descobrir …

Ivan Obtendo

O Hall da Fama dos Inventores credita o Dr. Obtendo o avanço no “conceito de usar um sistema avançado de satélite para permitir o cálculo de dados de posicionamento exatos e precisos para veículos em movimento rápido, de carros a mísseis”.

Ele foi o presidente fundador da The Aerospace Corporation, e também foi reconhecido pela Academia Nacional de Engenharia dos Estados Unidos, que lhe concedeu o Prêmio Charles Stark Draper Engineering em 2003 por “o conceito e desenvolvimento de GPS”. Mais especificamente, a Academia credencia o Dr. Getting para o seu trabalho no “design do GPS, no seu valor operacional, e no planejamento, negociação e acordos com todos aqueles que tinham interesses no sistema, o que era crítico de modo que se tornou uma realidade “.

Dr. Getting propôs um sistema para determinar a posição nas três dimensões com base na diferença no tempo de recepção, orientada para o seu uso na navegação e, de acordo com o que ele mesmo admitiu, “uma das propostas propostas pela The Aerospace Corporation … era essencialmente o que o GPS é agora “. Embora ele reconhecesse que a Marinha já havia desenvolvido um sistema de navegação muito bom quando esta proposta foi apresentada ao Departamento de Defesa, o Dr. Getting afirma que “a conclusão do Diretor de Pesquisa e Engenharia de Defesa foi que um sistema único era necessário e que basear-se no conceito da Força Aérea e Aeroespacial chamado GPS, e desenvolvido pela Força Aérea com a cooperação dos três serviços “.

Dr. Ivan Obtendo

No entanto, o filho de Easton, Richard, argumentou veementemente que as contribuições do Dr. Getting, na melhor das hipóteses, limitam-se a apoiar o programa GPS e, portanto, não devem ser creditadas como seu inventor . No entanto, Richard é mais favorável de compartilhar o crédito com o outro membro do Hall of Fame, que recebeu o Charles Stark Draper Award com o Dr. Getting, que foi Bradford Parkinson .

Bradford Parkinson

Parkinson foi responsável pelo Gabinete do Programa Conjunto NAVSTAR GPS entre 1972 e 1978. O Hall da Fama dos Inventores deixa claro que “como o primeiro gerente do programa, ele foi o principal arquiteto do GPS durante a concepção. do sistema, seu desenvolvimento no nível de engenharia e sua implementação “. Isso também rendeu a Parkinson o título de “pai do GPS” .

Brad Parkinson

Parkinson, que na época era um coronel da Força Aérea, foi solicitado a reviver um programa da Organização de Sistemas de Mísseis e Espaciais chamado 621B, que fornecia altitude, latitude e longitude para fins de navegação. E uma vez que o Departamento de Defesa decidiu que queria um programa conjunto desenvolvido com a cooperação de todos os serviços militares, Parkinson foi encarregado de executar o programa entre todos.

Parkinson disse em um discurso em Stanford que este novo programa usou os timings do sistema TIMATION da Easton, a estrutura do sinal do programa 621B e o método de previsão orbital de outro sistema de navegação NAVEGAÇÃO chamado TRANSIT, que foi desenvolvido no Laboratório. de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins. Juntos, esses componentes formaram o NAVSTAR-GPS.

Atualmente, existem 31 satélites GPS operando orbitando a Terra e influenciando todos os aspectos de nossas vidas.