Quem inventou a roda? Qual foi o primeiro uso que foi dado? Como se fez? Estas são algumas das questões que nos cruzam muitas vezes. Leia este artigo para encontrar as respostas para essas perguntas e muito mais informações relevantes relacionadas à invenção da roda.
A invenção da roda é uma das primeiras invenções da história da humanidade. Uma roda pode ser descrita como um dispositivo que gira em seu eixo e é usado para transportar cargas de um lugar para outro e executar várias tarefas em várias máquinas. É amplamente utilizado para o transporte rodoviário, transporte aéreo, transporte de água, bem como em fábricas.
Muitas pessoas consideram a invenção mecânica mais importante de todos os tempos. Isto é simplesmente porque não podemos sequer pensar em um mundo sem a roda.
Evidências arqueológicas sugerem que a invenção da roda ocorreu na Mesopotâmia , no Oriente Médio , durante o período entre o quinto e terceiro milênio aC. No entanto, a quem conceder a primeira roda permanece um mistério.
É interessante notar que a primeira roda que foi feita não foi usada para nenhum tipo de transporte. Pelo contrário, foi usado pelos oleiros para girar a argila durante a fabricação de vasos de cerâmica e outros itens úteis. Os recipientes foram utilizados para o armazenamento de alimentos e água. Portanto, podemos dizer que a primeira roda foi usada para fins de fabricação e não para transporte.
Os mesopotâmios começaram a usar a roda para transportar mercadorias em um período muito posterior, entre 3700 e 3200 aC. Eles usavam em seus carros e carrinhos, que incluíam quatro rodas e dois eixos.
Os egípcios melhoraram a roda e fizeram rádios nela. Estas rodas foram usadas em carros egípcios por volta de 2000 aC. Durante este tempo, a roda fez o seu caminho para a Europa, onde os gregos fizeram suas próprias idéias para melhorar a roda egípcia.
Na antiga civilização indiana, a roda com raios era usada em carros e por volta de 1500 aC.
Durante o Império Romano (27 aC – 476 dC), os romanos começaram a fazer uma grande variedade de rodas para vários propósitos. Eles usaram diferentes tipos de rodas para carros, veículos de duas rodas nas fazendas, carros de carga pesada, ônibus de passageiros, etc.
A forma de roda mais antiga era feita de pedra ou madeira . As pedras circulares ou troncos das árvores eram usadas como rolos para mover objetos pesados de um lugar para outro. Então as pessoas começaram a colocar os corredores sob o objeto pesado e começaram a arrastá-lo como um trenó. Eles tiveram a ideia de combinar o trenó e o rolo. Enquanto eles estavam puxando os objetos desta maneira, eles certamente notaram que as lacunas foram formadas nos rolos onde os corredores entraram em contato com eles. Isso permitiu que o trenó cobrisse distâncias maiores.
Assim, os rolos foram então mudados por rodas, reduzindo a madeira entre as duas ranhuras dos rolos. Desta forma, um eixo foi criado como uma estrutura. Cavilhas de madeira especiais foram usadas em ambos os lados para manter os corredores presos ao eixo. Portanto, quando a roda girava, o eixo podia girar com ela. É assim que o primeiro carro foi construído à mão. Mais tarde, a maneira em que o eixo e a roda foram feitos separadamente foi melhorada e o eixo foi colocado através da estrutura do carro.
Portanto, podemos ver que o crédito para a criação da roda não pode ser dado a uma cultura particular. Cada uma das primeiras civilizações fez sua própria contribuição para o avanço da roda. No entanto, o desenvolvimento da roda de raios é uma conquista notável, pois ajudou a roda a ter sua forma atual. A importância desta invenção reside no fato de que ajudou a realizar a Revolução Industrial . Por outro lado, existem muitas outras novas invenções que não poderiam ter sido possíveis sem a ajuda da roda.