O que Thomas Edison , Alexander Graham Bell, Elvis, Carl Sagan e os alienígenas têm em comum?
O fonógrafo.
Edison inventou o fonógrafo , Bell melhorou seu design, Elvis gravou músicas para ele e Sagan ajudou a escolher sons de duas gravações fonográficas que a NASA enviou para as estrelas na esperança de que algum dia os alienígenas as escutassem.
Quem inventou o fonógrafo? Edison inventou o fonógrafo e Bell o melhorou.
Muito bom para um dispositivo do século XIX que simplesmente tocava música, certo?
Agora, alguns dos nossos leitores mais jovens podem estar perguntando … “O que exatamente é um fonógrafo?” O fonógrafo é semelhante a um CD player, apenas os discos de reprodução são feitos de cera em vez de plástico e alumínio e uma agulha é usada para ler o som em vez de usar um raio laser.
Edison não tinha eletricidade ou laser quando inventou o fonógrafo em 1877 em seu laboratório em Menlo Park, Nova Jersey. Sua “máquina faladora” registrada em uma fina camada cilíndrica de estanho. Uma caneta passou pelo cilindro para fazer os sons e transferi-los para um alto-falante. As pessoas ficaram maravilhadas quando o Mago de Menlo Park mostrou sua invenção pela primeira vez em 29 de novembro de 1877.
Houve um problema principal; O papel estanho não era o material mais prático para gravar, e o som saiu bastante agitado. Para resolver o problema, Alexander Graham Bell e seus colegas do Laboratório Volta modificaram o fonógrafo para reproduzir sons de cera, em vez de usar estanho . Isso melhorou significativamente o artefato.
Com a chegada do século XX, o inventor Emile Berliner substituiu o cilindro por gravações de gramofone : discos com groove e dupla face que dominariam a indústria da música pelos próximos 80 anos. Os fonógrafos tornaram-se algo especialmente usado quando o rádio foi desenvolvido, permitindo que DJs tocassem música para milhões de pessoas. Quando o Rock ‘n’ roll veio depois, artistas como Elvis e The Beatles venderam milhões de álbuns.
Os cientistas da NASA pensaram que desde que os humanos gostavam tanto de música, os alienígenas também deveriam gostar. Exatamente 100 anos depois que Edison inventou o fonógrafo , a NASA anexou dois discos de ouro de 12 polegadas ao ônibus espacial Voyager 1 e 2 que a agência espacial lançou para explorar os planetas e o espaço interestelar .
Uma equipe liderada pelo famoso astrônomo Carl Sagan escolheu 116 fotografias, saudações em 60 idiomas, amostras de música de todo o mundo e vários sons naturais e artificiais para serem colocados nas gravações. A seleção musical incluiu os pioneiros do rock Chuck Berry e compositores clássicos como Ludwig van Beethoven e Wolfgang Amadeus Mozart. As gravações foram cobertas com capas de alumínio para protegê-las dos efeitos dos micro-meteoritos. As capas incluíam instruções sobre como encontrar e reproduzir os discos para qualquer alienígena que pudesse encontrá-los.
Ambos os navios da Voyager deixaram o nosso Sistema Solar e continuam enviando informações do espaço interestelar por mais de 34 anos. Em algum momento, os alienígenas poderiam descobri-los nos lugares mais remotos do espaço e tocar os discos que lhes enviamos. Eles podem sentir grande gratidão por Thomas Edison, o homem que inventou o fonógrafo .