Um aspirador de pó é um dispositivo que suga poeira e sujeira , geralmente a partir de pisos, por meio de uma bomba de ar que gera um vácuo parcial.
Dito isto, as primeiras tentativas de fornecer uma solução mecânica para a limpeza do solo começaram na Inglaterra em 1599 . Antes dos aspiradores de pó, os tapetes eram limpos pendurando-os em uma parede e repetidamente batendo-os com um agitador para obter o máximo de sujeira possível.
Em 8 de junho de 1869, o inventor Ives McGaffey, de Chicago, patenteou uma “máquina de varredura” . Embora essa tenha sido a primeira patente de um dispositivo que limpava tapetes, não era um aspirador motorizado . McGaffey chamou essa máquina, feita de madeira e tecido, o Whirlwind (“redemoinho”). Hoje, é conhecido como o primeiro vácuo de bombeamento manual nos Estados Unidos.
John Thurman inventou um aspirador de gasolina em 1899, e alguns historiadores o consideram o primeiro aspirador motorizado . A máquina Thurman foi patenteada em 3 de outubro de 1899 (patente número 634.042). Pouco tempo depois, ele criou um serviço de aspiração de porta em porta, puxado por cavalos em San Luis. Em 1903, a taxa por seus serviços de aspiração era de US $ 4 por visita.
O engenheiro britânico Hubert Cecil Booth patenteou um aspirador motorizado em 30 de agosto de 1901 . A máquina de Booth era uma grande unidade movida a gasolina e cavalo que estacionava do lado de fora do prédio que precisava ser limpo e tinha longas mangueiras que entravam pelas janelas.
Naquele mesmo ano, Booth fez a primeira demonstração de seu dispositivo de sucção em um restaurante e mostrou como ele poderia sugar a sujeira.
Outros inventores americanos apresentariam variações do mesmo tipo de dispositivo de limpeza por sucção. Por exemplo, Corinne Dufour inventou um dispositivo que sugou poeira para uma esponja úmida, e David Kenney projetou uma grande máquina que foi instalada em um porão e conectada a uma rede de canos que levava a cada cômodo de uma casa.
É claro que essas primeiras versões de aspiradores eram volumosas, barulhentas, mal cheirosas e um fracasso comercial.
Em 1907, James Spangler, um zelador de uma loja de departamentos em Canton, Ohio, deduziu que o limpador de tapetes que ele usava era a fonte de sua tosse crônica. Assim, Spangler experimentou um velho motor de ventilação e conectou-o a uma caixa de detergente grampeada em um cabo de vassoura. Ao adicionar uma fronha como coletor de pó, a Spangler inventou um novo aspirador elétrico portátil . Depois, ele aprimorou seu modelo básico, o primeiro a usar tanto um saco como um filtro de pano e acessórios de limpeza. Ele recebeu a patente em 1908.
A Spangler fundou em breve a Electric Sweeper Sucower Company (Companhia de Varredores Elétricos de Sucção). Um de seus primeiros clientes foi sua prima, cujo marido, William Hoover, tornou-se fundador e presidente da Hoover Company, fabricante de aspiradores de pó. James Spangler finalmente vendeu seus direitos de patente a William Hoover e continuou a fazer projetos para a empresa.
Hoover continuou a financiar melhorias adicionais no vácuo da Spangler. O desenho final de Hoover parecia uma gaita de foles ligada a uma caixa de tortas, mas funcionou. A empresa produziu o primeiro aspirador vertical comercial, com a forma de uma gaita de foles presa a um bastão.
E, embora as primeiras vendas tenham sido fracas, elas receberam um impulso graças ao período de teste de dez dias da casa, idealizado por Hoover. Finalmente, havia um aspirador Hoover em quase todas as casas. Em 1919, os aspiradores Hoover eram amplamente fabricados com um rolo de aplainamento que desempenhava a função equivalente à sacudidela dos tapetes, de modo que o slogan “sacudir, enquanto varria, enquanto limpava” era consagrado.
A Air-way Sanitizor Company, fundada em Toledo (Ohio) em 1920, introduziu um novo produto, o saco descartável de “filtro de fibra”, o primeiro saco de papel descartável para pó usado em aspiradores de pó. “A Air-Way também criou o primeiro vácuo vertical com dois motores, além do primeiro vácuo com uma escova motorizada. A Air-Way também foi a primeira empresa a selar o saco de pó eo primeiro a usar um filtro HEPA em um aspirador de pó “, segundo o site da empresa.
O inventor James Dyson inventou o aspirador de pó G-Force em 1983.
Foi a primeira máquina sem um saco ciclone duplo. Depois de não vender sua invenção aos fabricantes, Dyson criou sua própria empresa e começou a anunciar o Dyson Dual Cyclone, que logo se tornou o aspirador de pó mais vendido no Reino Unido.