” Quem inventou o relógio? “É uma questão muito enviada para mim nas mensagens, mas o relógio, como o conhecemos, é uma máquina que se desenvolveu gradualmente, não é algo inventado em um dia . Aqui está um breve resumo sobre o desenvolvimento da medição do tempo, que finalmente culminou no relógio. Na verdade, ninguém sabe por que um dia foi dividido em 12 horas, a cada hora em 60 minutos e depois a cada minuto em 60 segundos . O melhor palpite é que foram os babilônios , que calcularam que havia 12 luas cheias em um ano, o que lhes deu um ano de 360 dias. Eles também conheciam a relação entre o raio de um círculo e sua circunferência, que divide o círculo em seis segmentos. Dividindo-o em dois, eles obtiveram 12 segmentos, que se encaixam bem com suas crenças religiosas que o número 12 tinha algum tipo de significado especial.
Embora tenhamos certeza de que os babilônios tinham uma espécie de relógio de sol, foram os egípcios que levaram a medida do tempo a um novo nível com a invenção do obelisco . Era uma estrutura alta e fina com uma tampa pontiaguda que contava a hora projetando uma sombra que se movia em uma rotação semicircular, o que permitia aos egípcios segmentar um disco horizontal e assim saber o tempo.
Foram os egípcios que descobriram a linha Meridiana, linha que une o norte e o sul, observando que a sombra mais curta do obelisco sempre apontava na mesma direção, independentemente da estação do ano. Foi nesse ponto que o centro da esfera foi marcado como meio-dia. Eles também descobriram que havia dias mais longos e dias mais curtos, aqueles em que a sombra era mais curta (solstício de verão) ou mais longa (solstício de inverno), exatamente ao meio-dia.
Com o passar do tempo, os egípcios ganharam cada vez mais conhecimento e criaram relógios de sol menores , embora logo percebessem que conhecer o tempo precisamente com um dispositivo tão pequeno era mais difícil porque, embora a sombra fosse mais precisa, era mais difícil segmentar o disco. O relógio de sol viajou do Egito para a Grécia e depois para Roma. Os romanos melhoraram o dispositivo desenvolvendo um hemiciclo , um tipo de disco oco com uma forma de meia tigela que acrescentou precisão à cronometria e também permitiu que dispositivos menores fossem feitos.
Embora os egípcios usassem relógios de água por volta de 1400 aC, o avanço da teoria mecânica por pessoas como Arquimedes (250 AC) atraiu mais cientistas e inventores a adotarem esses princípios e aplicá-los ao processo de medir o tempo. O princípio é simples – encher um recipiente com água e deixá-lo fluir a uma velocidade constante para outra câmara que, em seguida, operou uma espécie de mecanismo flutuante que moveu uma alavanca para mostrar as horas. Vários métodos foram usados para manter um fluxo constante de água, o mais comum foi o uso de um funil constantemente transbordado, garantindo assim que a água permanecesse a mesma em todos os momentos. O único problema com esses relógios era sua baixa precisão .
Com o tempo, vários métodos foram usados para tornar o fluxo de água mais preciso, mas foram os chineses que tornaram os relógios de água mais precisos, por volta do século XI. Um monge chinês com o nome de Su Sung projetou uma enorme clepsidra no ano 1092. Com cinco andares e numerosos autômatos, o dispositivo era operado por uma grande roda d’água que se movia de maneira semelhante a um relógio moderno. engrenagens A cada quinze minutos, a roda girava, fazendo com que todos os outros dentes e engrenagens girassem também abrindo e fechando as portas que os autômatos liberavam.
Este pode ter sido o primeiro relógio mecânico, como o conhecemos hoje, com engrenagens e polias , embora ainda fosse baseado na água como fonte de energia. No entanto, é o primeiro uso conhecido de uma engrenagem mecânica e, como tal, esteve à frente de seu tempo por várias centenas de anos.
O relógio mecânico que conhecemos hoje provavelmente foi o resultado de um desenvolvimento de invenções e teorias ao longo dos séculos , porque não sabemos exatamente quando o relógio que conhecemos hoje foi inventado. No século 13, foi inventado um relógio que usava pesos para acionar um cilindro contendo mercúrio. O mercúrio passava através de cada segmento do cilindro e lentamente filtrava através dos espaços para as diferentes peças, controlando assim a taxa na qual o cilindro girava. Isso, é claro, é semelhante ao mecanismo de escape usado por Su Sung em 1092. O mecanismo mecânico de escape ou fuga é o que claramente faz a diferença entre um relógio de água e um mecânico.
O primeiro mecanismo de escape totalmente mecânico era conhecido como orla e foliot, no qual uma barra horizontal, ou foliot, era acionada por uma barra vertical, ou orla, com pequenas plataformas montadas em uma roda grande que trabalhava com um peso. . O folómetro tinha pesos ajustáveis pendurados em cada extremidade que lhe davam a inércia e ajudavam a manter uma constante taxa de cronometria . A maioria desses primeiros relógios eram ” relógios para o povo “; Eles eram muito grandes, caros e certamente não eram fabricados para uso pessoal.
A chegada do relógio caseiro chegou com os avanços dos mecanismos de fuga e um novo mecanismo de alimentação – o relógio de primavera , o mais antigo exemplo conhecido, datado de 1450, em exibição no Museu Britânico.
O relógio da primavera foi, sem dúvida, um avanço tecnológico , mas o timing não melhorou. Até então não havia como alimentar constantemente o mecanismo de fuga. A mola foi solta, o que fez com que o relógio fosse estimulado. Depois que foi encerrado, o relógio aceleraria novamente.
A solução foi o fusível, um dispositivo que distribuía a força gerada pela mola de maneira mais uniforme . Acredita-se que o fusee foi inventado por Jacob Zech de Praga , no entanto, outros acreditam que foi Leonardo Da Vinci quem primeiro pensou deste dispositivo. Da Vinci tem o crédito por um desenho desse mecanismo em manuscritos datados por volta de 1485. Foi Galileu quem primeiro estudou o movimento do pêndulo em 1602 . Seus estudos foram continuados mais tarde por Christian Huygens, que patenteou o primeiro relógio com este dispositivo.
O relógio da Huygens , com um pêndulo curto dentro de uma caixa de madeira, era muito mais preciso do que os relógios existentes, o que levou ao desenvolvimento de relógios melhores e mais precisos. Mais tarde, o comprimento do pêndulo foi aumentado e isso aumentou a precisão. O aumento do comprimento do pêndulo exigia uma caixa de madeira maior e, assim, os relógios de pé pendular surgiram. O pêndulo continuou sendo um método popular para medir o tempo nos últimos 300 anos , foi melhorado ao longo do tempo, foi construído com materiais diferentes para resistir melhor às diferenças de temperatura, e o ” pêndulo livre ” também foi criado o que o atrito existente para incentivá-lo é o mínimo possível. Então, como você pode ver, quem inventou o relógio? Não é uma pergunta fácil de responder!