EQST

Quem Inventou O Espelho?

Quem inventou o espelho? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
  • O espelho atual
  • Quem inventou o primeiro espelho? Os humanos e nossos ancestrais provavelmente usaram lagoas de água parada por centenas de milhares ou até milhões de anos. Então, os espelhos de obsidiana (vidro vulcânico) ou metal polido forneceram ao rico orgulho uma visão mais portátil de si mesmos.

    Em Catal Huyuk , a antiga cidade perto da atual Konya, na Turquia, espelhos de obsidiana datados de 6.200 aC foram descobertos. C. , e o povo do Irã usava espelhos de cobre polido pelo menos de 4.000 a. C.

    No que é agora o Iraque, cerca de 2.000 a. C., um nobre sumério chamado “a Senhora de Uruk” tinha um espelho feito de ouro puro, de acordo com uma tabuinha cuneiforme descoberta nas ruínas daquela cidade. Na Bíblia, Isaías repreende as mulheres israelitas que eram “orgulhosas e caminhavam com os pescoços esticados, com olhos sedutores e pequenos passos curtos …”. Avisa-os que Deus acabará com todas as suas roupas elegantes e seus espelhos de latão!

    Uma fonte chinesa do ano 672 a. C. menciona casualmente que a rainha usava um espelho em seu cinto, mostrando que essa tecnologia também era bem conhecida ali. Os espelhos mais antigos da China eram feitos de jade polido, e há exemplos posteriores de espelhos de ferro e bronze. Alguns especialistas sugerem que os chineses compraram espelhos dos citas, que também estavam em contato com as culturas do Oriente Médio, mas parece tão provável quanto os chineses inventá-los independentemente.

    O espelho atual

    Mas e o espelho de vidro que conhecemos hoje? Também tem uma origem surpreendentemente antiga. Então, quem fundiu uma folha de vidro com uma parte traseira de metal, resultando em uma superfície refletora perfeita?

    Até onde sabemos, os primeiros fabricantes de espelhos moravam perto da cidade de Sidon, no Líbano, há cerca de 2.400 anos . Como é provável que o vidro tenha sido inventado no Líbano , não é de surpreender que tenha sido o local onde os primeiros espelhos modernos foram feitos .

    Infelizmente, não sabemos o nome do trabalhador manual que surgiu com esta invenção .

    Para fazer um espelho, os fenícios libaneses ou pré-cristãos sopravam uma fina esfera de vidro fundido para fazer uma bolha, e então despejavam chumbo quente nela. O chumbo revestia o interior do vidro. Quando esfriou, quebrou e cortou em pedaços convexos.

    Os resultados desses primeiros experimentos com essa técnica não eram planos, então eles devem ter parecido com os espelhos de uma atração de feira (os narizes dos usuários provavelmente pareciam enormes!). Além disso, o vidro antigo costumava ter bolhas e era descolorido.

    No entanto, as imagens eram muito mais claras do que as que foram obtidas olhando para uma folha de cobre ou bronze polido. As bolhas que foram feitas eram finas, minimizando o impacto dos defeitos, portanto, esses primeiros espelhos de vidro foram, sem dúvida, uma melhoria em relação às tecnologias anteriores .

    Os fenícios dominavam as rotas comerciais do Mediterrâneo, de modo que não é de surpreender que esse maravilhoso novo objeto comercial estivesse se expandindo rapidamente pelo Mediterrâneo e pelo Oriente Médio. O imperador persa Dario, o Grande, que governou em torno de 500 a. C. era famoso por se cercar de espelhos em seu trono para refletir sua glória.

    Os espelhos não eram apenas usados ​​para admirar a si mesmos, eles também eram usados ​​como amuletos mágicos. Afinal, não há nada como um espelho de vidro transparente para repelir o mau olhado!

    Era uma crença comum que os espelhos revelavam um mundo alternativo, no qual tudo estava de cabeça para baixo. Muitas culturas também acreditavam que os espelhos poderiam ser portais para reinos sobrenaturais . Historicamente, quando um judeu morria, sua família cobria todos os espelhos da casa para impedir que a alma da pessoa morta fosse aprisionada por eles. Então, os espelhos foram objetos muito úteis, mas também muito perigosos!