Alguma vez você já se perguntou quem inventou o celular e em que ano ? Bem, o inventor se chama Martin Cooper e é responsável pela criação e desenvolvimento do primeiro celular .
Mas foi uma equipe de pesquisa associada à AT & T que introduziu a ideia da telefonia móvel em 1947 .
Martin Cooper cresceu em Chicago. Ele trabalhou por 4 anos na Marinha dos Estados Unidos. Ele estudou e se formou em Engenharia Elétrica pelo Instituto de Tecnologia de Illinois. Após a graduação, trabalhou por 1 ano em uma empresa de telecomunicações.
Cooper foi contratado pela empresa Motorola em 1954. Neste trabalho, ele desenvolveu o primeiro rádio portátil portátil para o Departamento de Polícia de Chicago em 1967. Mais tarde ele foi promovido a diretor da divisão e designou uma equipe, com a qual ele desenvolveu o projeto. telefone em primeira mão.
Martin Cooper, inventor do celular
Em 3 de abril de 1973, o primeiro protótipo de celular foi apresentado. Neste dia, foi feita a primeira chamada, feita pelo Sr. Cooper. Este primeiro protótipo foi um telefone Motorola Dyna-Tac . O telefone Dyna-Tac tinha as seguintes características:
Embora o protótipo tivesse o mesmo nome do produto final, ainda exigia que o trabalho fosse comercializado para o público em geral. Houve alguns problemas com a FCC (Federal Communications Commission) que precisaram ser superados. Inicialmente, havia apenas 40 MHz alocados para o serviço móvel (1974).
Em 1975, a AT & T pediu permissão à FCC para operar um sistema móvel na cidade de Chicago. Esta licença não foi concedida até março de 1977. Uma vez aprovado, Illinois Bell iniciou a construção de um sistema de células, completou-o e colocou-o em funcionamento. Em 1978, a fase de testes começou.
Esta fase incluiu:
O uso de comunicações móveis começou muito antes da década de 1970. Em 1921, os rádios móveis eram usados pela polícia (em Detroit) perto de 2MHz. As frequências aumentaram para cerca de 30-40 MHz em 1940. Isso encorajou a construção de sistemas policiais. Também atraiu os seguintes grupos para investir e usar unidades móveis: empresas privadas, órgãos públicos e pessoas.
Em 1945, o primeiro sistema público de telefonia móvel foi instituído. Este sistema tinha 3 canais com 150 MHZ. Em 1947, um sistema público móvel foi instalado entre Nova York e Boston. Este sistema introduziu a operação ” pressione para falar “.
Em 1964, o sistema de telefonia se desenvolveu tanto que acabou com o sistema ” pressione para falar “.
Os clientes podem discar os números sem operadores móveis. 1953 marcou o início de freqüências ainda maiores expandindo para uma região de 800 MHz.
O primeiro telefone disponível no mercado foi o Motorola Dyna-Tac . Embora usasse o mesmo nome do protótipo, o peso era menor. Este Dyna-Tac pesava 16 gramas. O peso estava no preço. Quanto custou no Dyna-Tac? US $ 3.500! Sim, você leu corretamente – o preço do primeiro celular foi de três mil e quinhentos dólares!
Muito mais do que o preço dos telefones celulares mudou ao longo dos anos. Veja esta excelente imagem de como o tamanho dos telefones celulares mudou ao longo dos anos (a Dyna-Tec é a primeira à esquerda):
Martin Cooper é agora o presidente, CEO e co-fundador de uma empresa chamada Array Communications Incorporated . A principal missão da empresa é libertar as pessoas dos limites que representam os lugares específicos onde eles podem fazer chamadas e acabar com os cabos de cobre que os limitam.
Não procure mais por uma empresa com objetivos e aspirações futuras. Array Communications foi fundada em 1992. É uma empresa de tecnologia sem fio e sistemas. Ele procura tornar as comunicações sem fio mais confiáveis e acessíveis para todos.
A Array Communications desenvolveu uma antena básica adaptável que aumentará a cobertura básica de qualquer sistema móvel. Eles também criaram um sistema de banda larga pessoal chamado i-Burst. Este sistema permite um acesso móvel à Internet, acessível a todos.
Martin Cooper teve uma visão para a nação. Ele queria recursos móveis que libertassem o indivíduo das limitações, mesmo de telefones fixos. A corrida por telefone celular tornou-se séria nos anos 60 e 70, quando a Motorola e a Bell competiram para traduzir a tecnologia para o aplicativo atual.
Pode ter levado 37 anos para os telefones celulares estarem disponíveis comercialmente, mas agora que estão, eles estão aqui para ficar.