A história do trem mostra que Richard Trevithick fez o primeiro sistema de locomotivas a vapor em 1804. Em 1814, George Stephenson criou o Blucher, a primeira locomotiva a vapor para uso em trilhos de trem.
Os registros mostram que antes de 1550, os alemães já haviam construído estradas. No entanto, estes foram chamados de “wagonways” e eram feitos de madeira. No ano de 1776, os trilhos de madeira foram substituídos por ferro. Em vez de cavalos, as rodas eram usadas para mover os vagões. Eventualmente estes “wagonways” tornaram-se faixas.
Não demorou muito para que se espalhem pela Europa. Em 1789, William Jessop, do Reino Unido, criou uma carroça com rodas com cílios para pegar. Isso foi crucial na história do trem ; este projeto permitiu que as rodas se movessem com segurança pela estrada.
Foi Trevithick quem construiu o bonde que funcionava com vapor. Foi posto a trabalhar pela primeira vez em 22 de fevereiro de 1804, a máquina poderia transportar uma carga de 10 toneladas. A carga que ele carregava era de 70 pessoas, alguns vagões e peças de ferro. Ele viajou 9 milhas, o que levou duas horas. Este evento ocorreu em South Wales.
A invenção de Stephenson veio muito depois. Ele desempenhou um papel muito importante na adoção e desenvolvimento da locomotiva a vapor na América.
Em 1825, a empresa ferroviária Stockton e Darlington começou a transportar pessoas e mercadorias. Eles também foram os primeiros a lidar com viagens de trem em horários regulares. Suas locomotivas eram baseadas no trabalho de Stephenson, elas podiam transportar cerca de 450 pessoas a 9 milhas por hora.
O coronel John Stevens é considerado o fundador da ferrovia e das ferrovias na América . Em 1826, ele provou que era possível que uma locomotiva se movesse em estradas circulares. Em 1815, ele fez um mapeamento das trilhas, o primeiro da história do trem nos Estados Unidos.
Outras máquinas vieram. O Polegar Tom (1830) foi um dos primeiros a fazer viagens de carga regulares. O Pullman Sleeping Car chegou em 1857, feito para viagens noturnas.
O desenvolvimento do trem e das pistas tem sido um pouco contínuo. Nos anos 60 e 70 do século passado, numerosos avanços tecnológicos foram feitos. Em 1964, os japoneses conseguiram produzir trens de alta velocidade que podiam atingir velocidades acima de 100 quilômetros por hora . A invenção do trem-bala dos japoneses foi seguida por outros países.
Os Estados Unidos e a maioria dos países europeus têm agora sistemas ferroviários de alta velocidade . Na década de 1980, os trens elétricos e a diesel deslocavam as locomotivas a vapor. Ao contrário da energia a vapor, os trens que funcionam com eletricidade são mais baratos e fáceis de manter. Como a tecnologia avançou, esses trens tornaram-se mais fáceis de estudar e usar.
Muitos avanços foram feitos desde o início do trem, mas mais estão chegando. Com os altos preços do petróleo, o trem deverá se tornar a forma predominante de transporte público em apenas alguns anos.