EQST

Quem Inventou A Chilena?

Quem inventou a chilena? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Se você acredita no que o escritor uruguaio Eduardo Galeano diz no livro “O fútbol a sol e a sombra”, essa pergunta tem uma resposta direta.

Citando Galeano: ” Ramón Unzaga inventou o movimento no porto chileno de Talcahuano : com o corpo no ar e as costas paralelas ao chão, ele bateu de repente na bola com as pernas, como as folhas de uma tesoura.”

Galeano não data este momento histórico, mas a tradição popular afirma que Unzaga inventou este movimento em 1914 em Talcahuano .

Ramón Unzaga, o inventor do chileno

Um chileno nacionalizado (ele emigrara de Bilbao com seus pais em 1906), Unzaga adorava fazer chilenos tanto no ataque quanto na defesa . Após se vangloriar de seu distintivo movimento em duas edições da Copa América (as de 1916 e 1920), a imprensa argentina deu seu nome ao chileno .

Embora esta história possa parecer completa, ela não faz nem Callao (o maior porto do Peru) ou o jornalista argentino Jorge Barraza, cuja pesquisa sugere que o movimento foi inventado por um chalaco (como os habitantes de Callao são conhecidos). de ascendência africana que tentou a manobra acrobática durante um jogo contra marinheiros britânicos.

O historiador peruano Jorge Bazadre sugere que isso já poderia ter acontecido em 1892 . Segundo Barraza, os chilenos poderiam ter copiado esse movimento dos jogos habituais entre os times de Callao e o porto chileno de Valparaíso. Se você acredita nesta teoria, o chileno é realmente o canalha (golpe de Chalaqueño).

Em seu romance de 1963, “A Cidade e os Cães”, Mario Vargas Llosa sugere que o povo de Callao deveria ter inventado o chileno porque usa os pés tão bem quanto as mãos . No entanto, nem o Chile nem o Peru renunciarão à alegação de terem inventado esse movimento espetacular. O que, se você pensar sobre isso, é estranho, porque o chileno pressupõe que outra pessoa não tenha feito o seu trabalho corretamente.

O cientista alemão Hermann Schwameder, especialista em técnica de movimento, diz que o que você precisa é de “instinto, muita coragem e um mau passe cruzado”. Klaus Fischer, que marcou um gol com o chileno mais famoso da história da Copa do Mundo (empatou em 3 a 3 na semifinal de 1982 entre a França e a Alemanha Ocidental durante o tempo de compensação), concorda: “em geral, É preciso dizer que todos os passes cruzados que levam a uma meta para o Chile não são bons passes cruzados. ”

Apesar disso, em uma ocasião famosa, uma penalidade não muito boa levou a um gol no Chile. Em maio de 2010, na primeira categoria húngara, a equipe do Honvéd empatou em 1 a 0 contra o rival Ferencváros, quando um pênalti foi marcado a seu favor. O atacante italiano Angelo Vaccaro se ofereceu para selar a vitória. Ele atirou a bola na altura perfeita para o goleiro, que bateu no ar. Vaccaro esperou a bola cair e, com um olho nos defensores que se aproximavam, acertou-o por cima da cabeça (e do guarda-redes) na rede.

Mesmo que você não falhe uma penalidade primeiro, um bom chileno é um atalho para a glória, embora às vezes essa glória seja efêmera. O maravilhoso golo da cabeça de Zlatan Ibrahimović contra a Inglaterra, em Novembro de 2012, foi elogiado como um dos melhores resultados de sempre. Naquele mesmo mês, tentando repetir seu feito em um empate da Copa da França entre Paris Saint-Germain e Saint-Étienne, a bola escapou completamente.

O espetacular chileno Wayne Rooney no derby de Manchester, em fevereiro de 2011, foi eleito o melhor gol da história da Premier League . O jogador não idealizou sua conquista, dizendo: “Eu vi isso acontecer e pensei: por que não?”

É possível que exista o segredo da atração duradoura desse movimento: é raro na vida ver um erro humano (um passe ruim) tão rapidamente redimido pelo gênio humano.

Mesmo um chileno falido pode ter consequências imprevisíveis. Na Copa do Mundo de 1994, realizada nos Estados Unidos, com os anfitriões longe da vitória por 2 a 1 contra a Colômbia, Marcelo Balboa surpreendeu os espectadores do Estádio Rose Bowl com um chileno inspirado que acabou no canto esquerdo . Se eu tivesse entrado, teria se tornado um dos vídeos de futebol mais famosos do YouTube.

Não foi assim, mas mesmo assim inspirou o bilionário de Denver, Philip Anschutz, que prometeu: “Esse é o cara que eu quero que ele jogue pelo meu time”. Balboa assinou com o Colorado Rapids de Anschutz, e o bilionário ficou tão entusiasmado que investiu no Chicago Fire, no New York / New Jersey Metrostars, no LA Galaxy, no DC United e no San Jose Earthquakes: seis das dez maiores franquias do mundo. Major League Soccer. Então você poderia dizer que o chileno de Balboa fez a MLS decolar.

Quem inventou o chileno?

Há outros demandantes menos convincentes da honra de ter inventado o chileno . O legendário atacante brasileiro Leônidas, cuja elasticidade lhe valeu o apelido de El Hombre de Goma, disse ter criado esse movimento. Mas, como sugerem os registros, ele a usou pela primeira vez para seu clube, o Bonsucesso, em 1932, mais de uma década depois de Unzaga.

A cronologia joga ainda mais contra Carlo Parola, o zagueiro central da Juventus, que usou esse truque com tanta frequência que ficou conhecido na Itália como Signor Rovesciata (Sr. Chilena) e Doug Ellis, o presidente “letal” do Aston Villa. que alegou ter inventado este movimento enquanto jogava por Southport durante a Segunda Guerra Mundial.

No entanto, até então o chileno já havia alcançado notoriedade internacional. Em 1927, o clube chileno Colo-Colo percorreu a Europa e seu capitão e fundador, o atacante de 24 anos David Arellano, executou esse truque com tanta frequência que foi aclamado na Espanha , até que morreu de peritonite após colidir com outro jogador durante um jogo em Valladolid. A linha preta no emblema do clube Colo-Colo é uma homenagem a este atacante notável cuja inesquecível morte prematura é um aviso desastroso sobre os perigos de se gabar.