O inventor exato do xadrez é um mistério global , mas muitos fatos do jogo, assim como a cultura envolvida na criação do xadrez , revelaram sua origem ao longo da história .
O xadrez é um jogo muito antigo, acredita-se que se espalhou por toda a Ásia, e de lá para a Europa. Continue lendo para descobrir fatos realmente interessantes sobre um dos jogos mais antigos que foram gravados no mundo.
Acredita-se que o xadrez começou na Índia mil e quinhentos anos atrás . Ele lentamente se dispersou da Índia para a Pérsia, para o mundo muçulmano e, finalmente, chegou à Europa.
A igreja católica foi uma barreira para o jogo na Europa por algum tempo, mas no século 15, o xadrez não só era permitido, era popular e era jogado com muita freqüência.
Os torneios de xadrez começaram a surgir e as mudanças e adições ao jogo foram feitas por jogadores europeus.
O xadrez perdeu um pouco de fúria por um tempo, mas sua popularidade retornou no século XVIII . Os torneios tornaram-se comuns novamente, mas surgiu um problema para os jogadores e os competidores do campeonato. Os jogadores levaram muito tempo para pensar sobre seus movimentos durante o jogo, o que tornou o jogo muito longo e tedioso para os jogadores e espectadores. Isso causou que os jogos logo surgissem com o tempo ; Este vício às regras do jogo começou em 1861 na Inglaterra. Era uma maneira simples, mas eficiente, de garantir que os competidores não demorassem muito.
Sabe-se que o primeiro jogo de xadrez moderno aconteceu na Inglaterra em 1851 . O primeiro vencedor foi um alemão chamado Adolf Anderssen . Anderssen recebeu muita atenção dos fãs do jogo pela sua vitória.
Outro vencedor que merece ser mencionado é o primeiro campeão mundial de xadrez, Wilhelm Steinitz . O campeonato mundial de xadrez continua até hoje e é jogado com o mesmo vigor e intensidade que o primeiro jogo de xadrez que foi mostrado.
O xadrez existe há muito tempo e ainda é muito jogado, o que provavelmente indica que continuará a ser um dos esportes mais antigos do mundo por muito mais tempo .