Seja com um smartphone, um tablet, um laptop, um alto-falante ou algum outro dispositivo eletrônico, é bem provável que em algum momento você tenha “emparelhado” pelo menos dois deles um com o outro. E, embora praticamente todos os nossos dispositivos pessoais atualmente sejam equipados com tecnologia Bluetooth, poucas pessoas sabem quem a inventou .
Embora seja estranho, Hollywood e a Segunda Guerra Mundial tiveram um papel decisivo na criação não apenas do Bluetooth , mas também de muitas outras tecnologias sem fio.
Em 1937, Hedy Lamarr , uma atriz austríaca, abandonou seu casamento com um traficante de armas ligado aos nazistas e ao ditador italiano fascista Benito Mussolini, e voou para Hollywood na esperança de se tornar uma estrela. Com o apoio de Louis B. Mayer, presidente do estúdio Metro-Goldwyn-Mayer, que a promoveu ao público como “a mulher mais bonita do mundo”, Lamarr conseguiu papéis em filmes como Golden Fruit (Boom Town), estrelando Estrelas Clark Gable e Spencer Tracy, as meninas de Ziegfeld (Ziegfeld Girl), estrelado por Judy Garland, e o hit de 1949 Samson e Delilah (Samson e Delilah).
De alguma forma, ele também encontrou tempo para inventar coisas. Usando sua prancheta, ele experimentou conceitos que incluíam um novo projeto de semáforo e uma bebida instantânea com gás que veio em forma de pílula. Embora nenhuma dessas idéias tenha se materializado, foi sua colaboração com o compositor George Antheil em um inovador sistema de orientação de torpedos que o colocaria na direção de mudar o mundo.
Aproveitando o que aprendera sobre os sistemas de armas quando era casada, ambos usaram rolos de papel de pianola para gerar frequências de rádio que saltavam para evitar que o inimigo interferisse no sinal . Inicialmente, a Marinha dos EUA estava relutante em implementar a tecnologia de rádio de espalhamento espectral de Lamarr e Antheil, mas depois implantaria o sistema para transmitir informações sobre a posição de inimigos submarinos a aviões militares sobrevoando.
Atualmente, as tecnologias Wi-Fi e Bluetooth são duas aplicações do espectro amplo.
Então, quem inventou o Bluetooth? A resposta curta é a empresa de telecomunicações sueca Ericsson .
O esforço da equipe começou em 1989, quando o diretor de tecnologia da Ericsson Mobile, Nils Rydbeck, e o médico Johan Ullman, contrataram os engenheiros Jaap Haartsen e Sven Mattisson para criar um padrão ótimo de tecnologia de rádio de curto alcance para a transmissão de sinais. entre computadores pessoais e fones de ouvido sem fio que planejavam lançar no mercado. Em 1990, Jaap Haartsen foi nomeado pelo Gabinete Europeu de Patentes para o European Inventor Award.
O nome “Bluetooth” é uma tradução em inglês do sobrenome do rei dinamarquês Harald Blåtand. Durante o século X, o segundo rei da Dinamarca era famoso na tradição escandinava por unir os povos da Dinamarca e da Noruega. Ao criar o padrão Bluetooth, seus inventores sentiram que, na verdade, estavam fazendo algo semelhante ao unir as indústrias de PC e de dispositivos móveis. Então o nome permaneceu. O logotipo é uma inscrição Viking, conhecida como uma runa vinculada, que une as duas iniciais do rei.
Alguns podem perguntar por que não há alternativas. Nesse caso, a resposta é um pouco mais complicada. A elegância da tecnologia Bluetooth é que ela permite que você emparelhe até oito dispositivos uns com os outros usando sinais de rádio de curto alcance para formar uma rede, com cada dispositivo funcionando como um componente de um sistema maior. Para conseguir isso, os dispositivos que suportam Bluetooth devem se comunicar usando protocolos de rede sob uma especificação uniforme.
Por se tratar de um padrão tecnológico, semelhante ao Wi-Fi, o Bluetooth não está vinculado a nenhum produto, mas é implementado pelo Bluetooth Special Interest Group, um comitê encarregado de revisar padrões e licenciar tecnologia e marcas. os fabricantes. Por exemplo, a última revisão, o Bluetooth 5.0, usa menos energia e oferece maior velocidade e segurança em comparação às versões anteriores.
Mas isso não significa que o Bluetooth não tenha concorrentes. O ZigBee , um padrão sem fio supervisionado pela ZigBee Alliance, foi lançado em 2005 e permite transmissões em longas distâncias, de até 100 metros, usando menos energia .