Você sabe quem descreveu a primeira tabela periódica dos elementos, que ordenou os elementos cada vez mais ao seu peso atômico e de acordo com as tendências de suas propriedades? Vou te dar uma pista, não foi Dimitri Mendeleev. O verdadeiro inventor da tabela periódica é alguém que raramente é mencionado nos livros de história da química .
Resposta : Se você respondeu “Dimitri Mendeleev” então você está errado. Dimitri Mendeleev apresentou sua tabela periódica dos elementos com base em organizar, em ordem crescente, o peso atômico em 6 de março de 1869, em uma apresentação para a Sociedade Russa de Química. Enquanto a mesa de Mendeleiev foi a primeira a ganhar aceitação na comunidade científica, não foi a primeira mesa do gênero.
John Newlands publicou sua Lei das Oitavas em 1865. A Lei das Oitavas tinha dois elementos em uma caixa e não permitia espaço para elementos não descobertos, por isso foi criticada e não obteve reconhecimento.
Um ano antes (1864) Lothar Meyer publicou uma tabela periódica que descrevia o lugar de 28 elementos. A tabela periódica de Meyer ordenou os elementos em grupos dispostos de acordo com seu peso atômico. A tabela periódica agrupou os elementos em 6 famílias de acordo com suas valências, que foi a primeira tentativa de classificar os elementos de acordo com essa propriedade.
Enquanto muitas pessoas estão cientes da contribuição de Meyer para entender a periodicidade dos elementos e o desenvolvimento da tabela periódica, muitas pessoas nunca ouviram falar de Alexandre-Emile Béguyer de Chancourtois.
De Chancourtois foi o primeiro cientista a acomodar os elementos químicos de acordo com seu peso atômico . Em 1862 de Chancourtois apresentou um artigo descrevendo seu arranjo dos elementos perante a Academia Francesa de Ciências. O artigo foi publicado na revista da Academia “Comptes Rendus”, mas sem a tabela real. A tabela periódica apareceu em outra publicação, mas não foi tão profundamente lida quanto a da academia. De Chancourtois era um geólogo e seu artigo referia-se principalmente a conceitos geológicos, de modo que a tabela periódica não captava a atenção dos químicos daqueles tempos.
A tabela periódica moderna ordena os elementos de acordo com seu número atômico de forma crescente, em vez de fazê-lo com base em seu peso atômico, mas as primeiras tabelas periódicas foram realmente tabelas periódicas desde que os elementos foram agrupados de acordo com a periodicidade de seu propriedades físicas e químicas. Os prótons, que definem os elementos hoje, eram desconhecidos na época.