A invenção do moderno teclado de computador surgiu da invenção da máquina de escrever. Foi Christopher Latham Sholes que, em 1868, patenteou a máquina de escrever que hoje nos é familiar. Logo depois, em 1877, a Remington Company começou a comercializar em massa as primeiras máquinas de escrever. Mas antes que essas máquinas evoluíssem para teclados de computador, houve alguns desenvolvimentos tecnológicos importantes que abriram caminho para a transição .
Um dos primeiros avanços em direção à fabricação do que conhecemos hoje como o teclado do computador foi a invenção da máquina de teletipo . Esta tecnologia estava disponível desde meados do século XIX, e foi aperfeiçoada por inventores como o Royal Earl House, David Edward Hughes, Emile Baudot, Donald Murray, Charles Krum, Edward Kleinschmidt e Frederick G. Creed. Mas foram os esforços de Charles Krum que permitiram que o teletipo passasse por um desenvolvimento significativo de 1907 a 1910 , de forma a tornar o sistema muito mais prático.
Os modelos apresentados na década de 1930 combinaram a tecnologia de entrada e impressão de máquinas de escrever com a tecnologia de comunicação telegráfica. Em outros casos, os sistemas de cartões perfurados eram combinados com máquinas de escrever para criar o que chamavam de perfuradores. Esses sistemas foram a base da adição de máquinas, das quais a IBM vendeu em 1931, no valor de mais de um milhão de dólares.
É possível dizer que os primeiros teclados de computador foram adaptações das tecnologias de cartões perfurados e teleimpressores . Um dos primeiros computadores foi o Eniac, de 1946, que usava um leitor de cartões perfurados como dispositivo de entrada e saída. Em 1948, outro computador chamado Binac usava uma máquina de escrever controlada eletromecanicamente para imprimir resultados e inserir dados diretamente em uma fita magnética e, assim, fornecer esses dados ao computador.
A emergente máquina de escrever elétrica melhorou ainda mais o casamento tecnológico entre a máquina de escrever e o computador.
Em 1964, o MIT, a Bell Labs e a General Electric haviam colaborado para criar um sistema de computador chamado Multics, que era multiusuário e timeshare. Este sistema encorajou o desenvolvimento de uma nova interface de usuário chamada terminal de vídeo, que incorporou a tecnologia do tubo de raios catódicos usado em televisores no projeto da máquina de escrever elétrica. Isso permitiu, pela primeira vez, que os usuários de computador vissem em suas telas os caracteres de texto que estavam escrevendo , o que facilitou a criação, edição e exclusão de textos. Também tornou os computadores mais fáceis de programar e usar.
Os primeiros teclados de computador eram baseados nas máquinas de teletipo ou nos perfuradores. Mas o problema era que havia muitas etapas eletromecânicas para transmitir os dados entre o teclado e o computador, o que atrasava as coisas. Com tecnologia de terminal de vídeo e teclados elétricos, as teclas do teclado podem enviar impulsos eletrônicos diretamente ao computador para economizar tempo. No final dos anos 70 e início dos anos 80, todos os computadores usavam teclados e terminais de vídeo eletrônicos. Apesar disso, Christopher Latham Sholes, o inventor da primeira máquina de escrever e o designer da distribuição QWERTY, é em grande parte responsável pelo design do teclado de computador que conhecemos hoje.