Quando alguém ouve a palavra ábaco, geralmente pensa em uma maneira rudimentar de dizer que ninguém usa esses dias. Você ficaria surpreso em saber que em alguns lugares, como Ásia e África, ainda há funcionários e comerciantes que o usam. Esses funcionários e comerciantes recebem um nome especial para usar o ábaco, eles são conhecidos como abacistas. Leia mais para aprender sobre os inventores do ábaco.
Em algum momento, entre 2700-2300 aC, o primeiro ábaco sumério apareceu. Este ábaco era uma tabela que tinha várias colunas em sucessão. Limitou-se à ordem consecutiva da quantidade do seu sistema numérico sexagesimal. Acredita-se que o ábaco foi usado para adicionar e subtrair, no entanto, era muito arcaico para operações mais complexas.
O ábaco mais antigo que foi encontrado data de 300 aC Foi encontrado na ilha grega de Salamina, em meados dos anos 1840. Esta mesa de mármore branco tinha várias linhas e marcas no topo. Tinha quase 1,5 metro de comprimento, 1 metro de largura e 5 cm de espessura.
O ábaco romano foi usado até o século XI. Era uma placa lisa sobre a qual os contadores deslizavam para calcular. Foi marcado com o sistema numérico romano. Os pequenos grupos representavam cada um e outros representavam cinco, dezenas e assim por diante.
Este tipo de contagem estava em vigor até o final do Império Romano. Também foi usado na Europa Medieval. As modificações do Papa Silvestre II ajudaram o ábaco a se tornar mais popular na Europa do século XI.
O mais antigo ábaco chinês remonta ao século II aC e foi construído de forma diferente. Geralmente, tinha 20 centímetros de altura e o comprimento variava de acordo com o operador. No entanto, eles geralmente tinham mais de sete barras. Eles tinham um quadro superior e inferior. Na parte superior havia duas contas em cada haste, geralmente feitas de madeira, e a estrutura inferior consistia de cinco contas em cada haste. Eles foram usados para mais do que adicionar e subtrair. Os usuários podem multiplicar, dividir e calcular raízes quadradas e cúbicas!