Embora algumas das informações compartilhadas nos grupos menores tenham sido registradas no passado, essas publicações não atenderam aos critérios clássicos do que hoje é conhecido como jornal. Antes eles eram bastante restritos em termos de informação e audiência.
O Roman Day Act, por exemplo, apareceu por volta do ano 59 a. de C., é o primeiro “jornal” registrado, publicado sob as ordens de Julio Cesar, que queria informar o público sobre os eventos políticos e sociais mais importantes , bem como os próximos eventos. O boletim foi feito em metal ou pedra, ou escrito em grandes quadros brancos que foram colocados nos principais locais públicos.
Outro exemplo é o governo chinês que produziu folhas de notícias manuscritas chamadas Tipão, que circularam entre os tribunais oficiais durante a última dinastia Han (século 2 e 3 dC).
A invenção da imprensa em 1447 por Johann Gutenberg trouxe a era do jornal moderno . Foi na primeira metade do século XVII, quando o jornal começou a aparecer como uma publicação regular.
Foi na Europa, na nação da Alemanha em particular, que tem o crédito de publicar o primeiro jornal moderno (Relation em 1605). Seguido pela França (Gazette em 1631), Bélgica (Nieuwe Tijdingen em 1616) e Inglaterra (The Gazette of London em 1665, ainda é publicado como um jornal do tribunal).
No entanto, todas essas publicações consistiam em notícias principalmente da Europa. E ocasionalmente da América ou da Ásia. O jornal ainda estava um pouco censurado. A Suécia tornou-se o primeiro país em 1776 a criar uma lei que protegeria a liberdade de expressão, que foi posteriormente adotada por muitas outras nações.
Ao longo dos anos, o jornal evoluiu graças aos avanços tecnológicos. O desenvolvimento contínuo de rolos de papel. Impressões em ambos os lados da página, telecomunicações, transmissões via satélite, anúncios, etc., criaram uma nova era para o jornal. A popularidade universal da internet garantiu o jornal nacional e internacionalmente. Agora está disponível no seu computador muito antes de ser entregue à sua porta.