EQST

Quem Inventou O Barometro?

Quem inventou o barometro? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Um barômetro é um instrumento para medir a pressão atmosférica. Existem dois tipos comuns, que são o barômetro aneróide e o barômetro de mercúrio (que foi inventado pela primeira vez). Evangelista Torricelli foi quem inventou o barômetro pela primeira vez, e ficou conhecido como “tubo Torricelli”.

BIOGRAFIA – EVANGELISTA TORRICELLI

Evangelista Torricelli nasceu em 15 de outubro de 1608 em Faenza (Itália) e morreu em 22 de outubro de 1647 em Florença (Itália).

Ele era físico e matemático. Em 1641, Evangelista Torricelli mudou-se para Florença para ajudar o astrônomo Galileo.

O BARÓMETRO DO MERCÚRIO

Foi Galileu quem sugeriu que Evangelista Torricelli usasse mercúrio em seus experimentos com o vazio. Torricelli encheu um tubo de vidro de 1 metro de comprimento com mercúrio, virou-o e colocou-o dentro de um prato. Algum do mercúrio não saiu do tubo, e Torricelli observou que um vácuo foi criado.

Evangelista Torricelli se tornou o primeiro cientista a criar um vácuo por um longo tempo e descobrir o princípio de funcionamento do barômetro. Torricelli percebeu que a mudança na altura do mercúrio de um dia para o outro era causada por mudanças na pressão atmosférica. Assim, Torricelli inventou o primeiro barômetro de mercúrio em torno do ano de 1644 .

EVANGELISTA TORRICELLI – OUTRAS INVESTIGAÇÕES

Evangelista Torricelli também escreveu sobre a quadratura do ciclóide e as cônicas, as retificações da espiral logarítmica, a teoria do barômetro, o valor da gravidade (encontrado observando o movimento de dois pesos conectados por uma corda que passava por uma polia fixa ), a teoria dos projéteis e o movimento de fluidos.

LUCIEN VIDIE – BARÓMETRO ANEROIDE

Em 1843, o cientista francês Lucien Vidie inventou o barômetro aneróide , que “registra a mudança na forma de uma cápsula que foi feita a vácuo para medir variações na pressão atmosférica”. Aneróide significa sem fluido, sem usar líquidos, uma vez que a cápsula de metal é geralmente feita de bronze fosforoso ou cobre-berílio.

Tipos de barômetros

1. Barômetro de mercúrio

O barômetro de mercúrio é o tipo mais antigo de barômetro, inventado pelo físico italiano Evangelista Torricelli , que realizou seus primeiros experimentos barométricos usando um cano de água. A água tem um peso relativamente leve, então você teve que usar um tubo muito alto com uma grande quantidade de água para compensar o maior peso da pressão atmosférica.

O barômetro de água de Torricelli tinha mais de 10 metros de altura, então subiu acima do telhado de sua casa! Este dispositivo raro provocou suspeitas entre os vizinhos de Torricelli, que pensavam que ele estava fazendo bruxaria. Para manter seus experimentos sob maior sigilo, Torricelli deduziu que poderia construir um barômetro muito menor usando mercúrio, um líquido prateado que pesa 14 vezes mais que a água.

Um barômetro de mercúrio tem um tubo de vidro fechado na parte superior e aberto na parte inferior. Sob o tubo há um prato circular e raso que envolve o tubo e contém mercúrio. Desta forma, o mercúrio do tubo se ajustará para equalizar a pressão atmosférica na placa. À medida que a pressão aumenta, força o mercúrio a subir pelo tubo, marcado por uma série de medidas para registrar a quantidade de atmosferas ou barras . Os observadores podem dizer qual é a pressão do ar, vendo onde o mercúrio no barômetro pára.

2. barômetro aneróide

O cientista francês Lucien Vidi inventou o barômetro aneróide , que tem um compartimento metálico selado que se expande e se contrai, dependendo da pressão atmosférica que o rodeia, e mecanismos que medem essa expansão ou contração, alinhando-o com uma certa quantidade de atmosferas ou bares

O barômetro aneróide tem um indicador que mostra a quantidade atual de atmosferas, semelhante a um relógio. Uma mão se move no sentido horário ou anti-horário para indicar a quantidade de atmosferas em um dado momento. Os termos “tempestuoso”, “chuva”, “variável”, “bom” e “seco” geralmente são escritos nos números do mostrador para facilitar a interpretação do tempo. Os barômetros aneróides substituíram lentamente os barômetros de mercúrio porque eram mais fáceis de usar, mais acessíveis e mais fáceis de transportar, pois não tinham líquido que pudesse derramar.

Alguns barômetros aneróides usam uma ferramenta mecânica para registrar mudanças na pressão atmosférica ao longo de um período de tempo. Esses barômetros aneróides são chamados barógrafos, que são barômetros conectados a agulhas que fazem marcas em um rolo de papel gráfico adjacente. O barógrafo registra a quantidade de atmosferas no eixo vertical e a unidade de tempo no eixo horizontal. A ferramenta de registro de barógrafo gira em torno, geralmente uma vez por dia, uma semana ou um mês. Os picos no gráfico mostram os momentos em que a pressão do ar estava alta ou baixa e por quanto tempo. Por exemplo, uma tempestade severa seria vista em um barógrafo como um vale profundo e largo.

3. barômetros digitais

Os barômetros digitais atuais medem e exibem dados atmosféricos complexos com mais precisão e rapidez do que nunca. Muitos barômetros digitais mostram a leitura barométrica atual e as leituras de 1, 3, 6 e 12 horas atrás em um gráfico de barras, semelhante a um barógrafo. Eles também levam em conta outras leituras atmosféricas, como vento e umidade, a fim de fazer previsões meteorológicas precisas. Esses dados são arquivados e armazenados no barômetro e também podem ser baixados para um computador para análise posterior. Os barômetros digitais são usados ​​por meteorologistas e outros cientistas que desejam obter leituras atualizadas sobre a atmosfera quando realizam experimentos no laboratório ou no campo.

Atualmente, o barômetro digital é uma ferramenta importante em muitos smartphones. Este tipo de barômetro digital usa dados de pressão atmosférica para realizar leituras de elevação precisas, que ajudam o receptor GPS do smartphone a identificar um local com mais precisão, melhorando consideravelmente a navegação.

Além disso, desenvolvedores e pesquisadores estão usando os recursos dos smartphones para fazer previsões meteorológicas mais precisas. Aplicações como PressureNet automaticamente colecionam medições barométricas de cada um de seus usuários, criando uma vasta rede de dados atmosféricos, o que torna mais fácil e rápido acompanhar o desenvolvimento de tempestades, especialmente em áreas com poucas estações meteorológicas. .