Matemática é a ciência dos números e existem muitas correntes diferentes das ciências matemáticas, incluindo álgebra, geometria e cálculo. O dicionário Merriam-Webster define matemática como a ciência de números e operações, inter-relações, combinações, generalizações e abstrações e configurações espaciais e suas estruturas, medidas, transformações e generalizações .
Matemática não é uma invenção , descobertas e leis científicas não são consideradas invenções. Invenções são coisas e processos materiais. No entanto, há uma história da matemática, uma relação entre matemática e invenções, e os instrumentos matemáticos são considerados invenções.
De acordo com “Matemática através da antiguidade até a era moderna”, a matemática como uma ciência organizada não existia antes do grego clássico, do período de 600 a 300 a. de C., neste momento, a matemática entra em cena. Houve, no entanto, civilizações anteriores em que os primórdios da matemática foram criados. Quando a civilização começou a entrar no comércio, surgiu a necessidade de contar. Quando os humanos trocavam mercadorias, precisavam de uma maneira de contá-los e calcular o custo deles. O primeiro dispositivo a contar era a mão humana, contando com os dedos. Para contar além de dez, a humanidade usou artefatos naturais, como pedras ou conchas. A partir deste ponto, as tabelas de contagem e o ábaco foram inventadas.
Uma das primeiras ferramentas inventadas para contar, o ábaco, que tem sua origem entre 2700-2300 aC.
Os inventores italianos do Renascimento (do século XIV ao XVI) são amplamente conhecidos como os pais da contabilidade moderna.
O primeiro tratado sobre álgebra foi escrito por Diofantus de Alexandria no terceiro século dC. C. Álgebra vem da palavra árabe “al-jabr”, um antigo termo médico que significa “o encontro de partes quebradas”.
Arquimedes era um matemático e inventor da Grécia antiga , mais conhecido por sua descoberta da relação entre a superfície e o volume de uma esfera e sua circunferência, por sua fórmula do princípio hidrostático (O princípio de Arquimedes) e a invenção do parafuso de Arquimedes (um dispositivo para elevar a água).
Gottfried Wilhelm Leibniz (1646-1716) foi um filósofo , matemático e lógico alemão que provavelmente é mais conhecido por ter inventado o cálculo diferencial e integral (independentemente de Sir Isaac Newton).
Um gráfico é uma representação pictórica de um dado estatístico ou a relação funcional entre variáveis. William Playfair (1759-1823) é geralmente visto como o inventor da maioria das formas gráficas usadas para exibir dados, incluindo: gráficos lineares, gráficos de barras e gráficos de pizza.
John Napier foi o matemático escocês que inventou os logaritmos e o ponto decimal .
O pitagorismo é uma escola de filosofia e fraternidade religiosa que se acredita ter sido fundada por Pitágoras de Samos, que viveu em Croton, no sul da Itália, no ano 525 a. O grupo teve uma profunda inclinação para o desenvolvimento da matemática.
Um instrumento usado para construir e medir os ângulos nos planos . O transportador simples parece um disco semicircular marcado com graus, de 0º a 180º. O transportador simples é um dispositivo antigo; O primeiro transportador complexo foi criado para fazer planos da posição de um barco em uma caixa de navegação. Foi chamado de um transportador de três braços ou um ponteiro de estação, foi inventado em 1801 por Joseph Huddart, um capitão naval americano. O braço central estava fixo, enquanto os dois braços externos estavam girando, capazes de serem colocados em qualquer ângulo em relação ao braço central.
Regras circulares e retangulares, um instrumento usado para cálculo matemático, ambos inventados pelo matemático William Oughtred.
O zero foi inventado pelos matemáticos hindus Arybhata e Varamihara na Índia por volta ou depois de 520 DC. de C.
Em 1557, o sinal de igual (=) foi usado pela primeira vez por Robert Record. Em 1631, os sinais foram introduzidos por Thomas Harriot.