Se ninguém tivesse inventado o ferro, como removeríamos as rugas das roupas depois de lavá-las? Provavelmente, as roupas pareciam realmente horríveis com todas aquelas rugas.
É por isso que a pessoa que inventou a placa é muito agradecida, apesar de ter sido um projeto simples comparado aos que temos hoje.
Antes do ferro aparecer nas lojas, muitas donas de casa tinham dificuldade em fazer as roupas parecerem apresentáveis e livres de rugas. Os procedimentos rudimentares incluíam pressionar com as mãos, usando vapor ou calor, ou procedimentos com rolos apenas para ter tudo em ordem.
Essas eram situações normais no passado – isso poderia ter sido um pouco caótico para muitas donas de casa – antes de um nova-iorquino chamado Henry W. Seely inventar e patentear o ferro elétrico em 6 de junho de 1882 . Esta invenção foi chamada “a chapa elétrica de ferro”.
Nascido em Richville, Kentucky, em 2 de julho de 1844, Henry W. Seely teve uma longa carreira. Junto com suas invenções como o primeiro ferro, este inventor também tinha muitas patentes. Se você fizesse uma busca, veria o nome de Seely em mais de cem patentes em um certo ponto da história, o que inclui a lâmpada elétrica de Thomas Edison.
Ao contrário da maioria dos modelos atuais, as primeiras placas fabricadas há muitos anos utilizavam um depósito de carvão. Isso foi usado para criar o calor necessário para ajudar a passar as roupas, mas concluiu-se que se tratava de um método inseguro para passar as roupas.
Por causa disso, houve dúvidas sobre a segurança das primeiras placas que foram inventadas, a empresa Crompton introduziu outro modelo em colaboração com a General Electric Company. Esses primeiros modelos de ferros de mão que surgiram em 1892 usaram resistências elétricas para ajudar a produzir calor.
Depois de alguns anos, outra versão foi introduzida. O ferro a vapor elétrico foi colocado em existência no início dos anos 50.
Todos esses produtos que agora podemos desfrutar e usar em muitas tarefas domésticas e em qualquer parte do mundo não teriam existido se não fosse por Seely, a pessoa que inventou o ferro e que compartilhou essa invenção com o mundo.