Uma bicicleta moderna, por definição, é um veículo com duas rodas em tandem, acionado por pedais conectados à roda traseira por uma corrente; Isso também tem o guidão da direção e um assento onde o motorista está localizado.
Com essa definição em mente, vamos ver a história dos primeiros protótipos que levaram à bicicleta moderna .
Há alguns anos, a maioria dos historiadores considerava que Pierre e Ernest Michaux , pai e filho da equipe francesa de especialistas em construção de carruagens, haviam inventado a primeira bicicleta durante a década de 1860.
Os historiadores, no momento, não concordam, já que há evidências de que a bicicleta e outros veículos similares têm uma antiguidade maior. Os historiadores concordam que Ernest Michaux inventou uma bicicleta com pedais e manivelas giratórias no ano de 1861. No entanto, eles não têm certeza de que Michaux fez a primeira bicicleta com pedais. Outra falácia na história da bicicleta é que Leonardo da Vinci desenhou um projeto de uma bicicleta muito moderna em 1490. Foi demonstrado que isso não é verdade.
O barão alemão Karl Drais von Sauerbronn inventou uma versão melhorada de duas rodas do Celerífero que ele chamou de Draisiana , uma palavra alemã que significa ” máquina ambulante “. O Draisiana ajustável era feito de madeira e não tinha pedais. Um piloto estava empurrando com os pés para fazer a máquina avançar. O veículo de Drais foi exibido pela primeira vez em Paris em 6 de abril de 1818.
O Draisiana foi renomeado velocípede . Este nome foi dado a ele pelo fotógrafo e inventor francês Nicéphore Niepce . Logo se tornou o nome popular de todas as invenções semelhantes a bicicletas feitas em 1800.
Em 1885, o inventor britânico projetou a primeira ” bicicleta segura “, com uma roda dianteira ajustável, duas rodas de tamanho igual e uma transmissão em cadeia para a roda traseira.