As origens do sorvete podem ser rastreadas pelo menos até o século IV aC. Referências recentes incluem o imperador romano Nero (37-68 dC) que ordenou que o gelo fosse trazido das montanhas e combinado com capas de frutas, e o Rei Tang (618-697 dC). .) de Shang, China, que tinha um método para criar uma mistura de leite e gelo. Sorvete foi comumente trazido da China para a Europa. Com o passar do tempo, receitas de sorvete, sorvetes e sorvete de leite evoluíram e foram servidas nas cortes reais da Itália e da França.
Depois que a sobremesa foi importada para os Estados Unidos, ela foi servida por muitos americanos famosos. George Washington e Thomas Jefferson serviram seus convidados. Em 1700, o governador Bladen de Maryland serviu sorvete a seus convidados. Em 1774, um estalajadeiro inglês chamado Philip Lenzi anunciou em um jornal de Nova York que estaria oferecendo vários doces à venda, incluindo sorvete. Dolly Madison também serviu em 1812.
A primeira sorveteria da América abriu em Nova York em 1776. Os colonos americanos foram os primeiros a usar o termo “sorvete” que era semelhante ao “chá gelado”. O nome foi abreviado como “sorvete”, que é como é conhecido hoje.
Também importante foi a invenção do balde de madeira para resfriar com remos rotativos, o que melhorou a produção de sorvete. Augusto Jackson, um confeiteiro da Filadélfia, criou novas receitas de sorvete em 1832.
Em 1846, Nancy Johnson patenteou um pulverizador de gelo manual que estabeleceu o método básico de fazer sorvete, que ainda é usado hoje. William Young patenteou o similar “Johnson Ice Cream Cooler” em 1848.
Em 1851, Jacob Fussell, em Baltimore, estabeleceu a primeira fábrica comercial de produção de sorvete em larga escala. Alfred Cralle patenteou um molde de sorvete e a colher serviu em 2 de fevereiro de 1897.
A invenção tornou-se distribuível e lucrativa com a produção de refrigeração mecânica. Sorveterias ou fontes de refrigerante se tornaram um ícone na cultura americana.
Por volta de 1926, o primeiro processo de resfriamento comercialmente bem-sucedido para sorvete foi inventado por Clarence Vogt.
Químicos britânicos descobriram um método para dobrar a quantidade de ar no sorvete, criando um sorvete macio.
A ideia do bar Esquimo Pie foi criada por Chris Nelson, dono de uma sorveteria em Onawa, Iowa, que criou a ideia na primavera de 1920, depois de ver um jovem cliente chamado Douglas. Ressenden tendo dificuldade em escolher se ela pedisse um sanduíche de sorvete ou uma barra de chocolate. Nelson criou a solução, uma barra de sorvete coberta de chocolate. O primeiro Chocolate Esquimo Pay foi criado em 1934.
Originalmente, o pagamento Esquimo era chamado de “I-Scream-Bar”. Entre 1988 e 1991, o aspartame foi adicionado à torta esquimó para adoçar, assim, a sobremesa teve sua versão de “sem adição de açúcar”.
Reuben Mattus inventou Häagen-Dazs em 1960, ele escolheu esse nome porque ele soava dinamarquês.
DoveBar foi inventado por Leo Stefanos.
Em 1920, Harry Burt inventou a barra de sorvete de bom humor e a patenteou em 1923. Burt vendeu suas barras em uma frota de caminhões brancos equipados com sinos e motoristas uniformizados.