O WhatsApp não é apenas um dos aplicativos de mensagens mais populares e bem sucedidos, é também uma história de sucesso inspiradora que surgiu do nada com um começo muito humilde.
O início deste aplicativo remonta a janeiro de 2009, quando um ex-engenheiro do Yahoo chamado Jan Koum comprou seu primeiro iPhone e começou a brincar com a App Store, segundo a Forbes. Olhando para o iPhone, Koum percebeu que os aplicativos se tornariam uma nova indústria importante e uma fonte de receita.
Então Koum comentou a idéia de criar um aplicativo para seu amigo Alex Fishman , enquanto tomavam chá na cozinha de sua casa, em San José Oeste, Califórnia.
A ideia que Koum tinha para uma nova aplicação era muito simples: uma agenda de contatos que mostrasse o status de uma pessoa para os membros de sua rede social . Então, Koum passou várias semanas programando o código de back-end do App e o chamou de WhatsApp, uma frase que soa como uma expressão popular do jargão americano: o que está acontecendo (ou seja, “o que está errado?”). Curiosamente, a primeira coisa que Koum fez com o aplicativo foi criar e construir uma empresa chamada WhatsApp Inc.
Nas semanas seguintes, Koum começou a melhorar e experimentar o WhatsApp, permitindo que seus amigos o usassem. Enquanto trabalhava no projeto, Koum percebeu que estava criando mais do que apenas uma agenda: estava construindo um serviço de mensagens instantâneas . Em fevereiro de 2009, Koum publicou o WhatsApp 2.0, o segundo serviço gratuito de mensagens de texto na App Store, e logo alcançou 250.000 usuários.
Para ajudá-lo a criar o WhatsApp, Koum contratou a ajuda de seu velho amigo e ex-chefe, Brian Acton . Os dois começaram a se encontrar no Red Rock Café, um restaurante popular em Mountain View (Califórnia) e a trabalhar no WhatsApp. Com US $ 250.000 emprestados de amigos, os dois começaram a contratar funcionários. Eles alugaram um espaço em um antigo armazém e começaram a atualizar sua criação.
O WhatsApp era único e popular porque foi o primeiro serviço que ofereceu mensagens internacionais gratuitas. Além disso, ele usou o número de telefone da pessoa para fazer o login, o que facilitou o uso, diferentemente de outros produtos que estavam no mercado.
Em dezembro de 2009, eles começaram a ter sucesso com uma versão do WhatsApp que poderia enviar fotos e que eles começaram a vender através do iPhone por 1 dólar. Em 2011, eles tiveram uma das 20 principais aplicações da American App Store e, em 2013, o WhatsApp tinha 200 milhões de usuários em todo o mundo.
O WhatsApp alcançou seu grande sucesso em fevereiro de 2014, quando foi anunciado que Koum e Acton venderiam a empresa para o Facebook por 19 bilhões de dólares em dinheiro e ações. Naquela época, o WhatsApp tinha 450 milhões de usuários em todo o mundo.
Quando eles assinaram o acordo com o Facebook, Koum insistiu em realizar a cerimônia do lado de fora de um escritório de serviços sociais abandonado perto da sede do WhatsApp. Era o mesmo prédio onde Koum e sua mãe tinham se alojado para receber cupons de comida , um subsídio social para as famílias pobres comprarem comida.
Koum se mudou para os Estados Unidos quando tinha 16 anos e trabalhou varrendo o chão de uma mercearia para pagar as contas. Quando completou 18 anos, Koum aprendeu sozinho sobre redes de computadores, lendo manuais que ele comprou de uma livraria de segunda mão.
Ele conheceu Brian Acton enquanto trabalhava como engenheiro de infraestrutura no Yahoo . Os dois colegas se tornaram amigos e compartilharam muitas características, incluindo o ódio à publicidade, o que era irônico porque os dois ajudaram a desenvolver a plataforma de anúncios do Yahoo em 2006.
O acordo com o Facebook fez com que os dois fechassem o círculo de outra forma, porque em 2009 ambos rejeitaram um emprego naquela rede social. Koum também foi recusado para uma posição no serviço de mensagens de texto mais famoso do mundo: o Twitter. Então, ao invés disso, ele fez da WhatsApp uma empresa e pagou as contas com a venda de aplicativos no Facebook.
O aspecto mais fascinante da história do WhatsApp é que a empresa não conseguiu ganhar muito dinheiro até recentemente. Quando o Facebook comprou o serviço em 2014, estava gerando dezenas de milhões de dólares em receita com a venda de aplicativos, segundo a Business Insider, que é insignificante para uma empresa do Vale do Silício.
Koum e Acton poderiam ter ganho muito mais dinheiro se tivessem acabado de adicionar anúncios à sua inscrição, mas ambos odiavam a publicidade. Eles também rejeitaram o dinheiro de investidores externos e administraram por conta própria para manter os custos baixos. A Forbes informou que o primeiro escritório da empresa estava em um prédio tão frio que os fundadores tiveram que ser cobertos com cobertores.
O WhatsApp economizou dinheiro fazendo todo o desenvolvimento acontecer na Rússia, onde os custos trabalhistas do web design e a criação de aplicativos são muito menores. Em 2014, no momento de sua aquisição pelo Facebook, o WhatsApp tinha apenas 50 funcionários. Naquela época, a empresa era extremamente lucrativa devido ao aparecimento do Google Android.
É interessante notar que muitos especialistas do Vale do Silício anunciaram que o WhatsApp falharia porque eles não aceitavam publicidade. Esses especialistas estavam céticos sobre o potencial de uma empresa baseada em aplicativos.
O sucesso de Acton e Koum mostrou-lhes que estavam errados. A Forbes estimou que cada um levou para casa cerca de 6,8 bilhões de dólares após o acordo com o Facebook . Não está claro o que eles farão no futuro, mas é provável que ainda tenhamos notícias sobre os dois criadores do WhatsApp .
No entanto, a revista Time relatou que Koum quer tornar o WhatsApp mais rápido e mais estável usando o dinheiro do Facebook. A notícia aponta que o WhatsApp continuará sem publicidade e que Koum se concentrará em fazer a empresa crescer em vez de extrair retornos econômicos.
É interessante que Koum e o fundador e CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, sejam amigos há muitos anos . Zuckerberg ficou tão impressionado com o WhatsApp que passou dois anos tentando comprar a empresa, muitas vezes levantando a possibilidade com Koum quando ambos caminhavam ou caminhavam juntos.
Apesar de suas origens humildes, o WhatsApp mostrou que algo muito simples pode mudar o mundo. O sucesso do WhatsApp mostra que os aplicativos são um grande negócio e que eles estão aqui para ficar.