EQST

Hemostasia?

Hemostasia? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

A hemostase é um processo dinâmico que ocorre continuamente no corpo sem nos compreender este é para manter a integridade do sistema circulatório, em especial vasos sanguíneos, para impedir a ocorrência de hemorragia ou a perda de sangue.

Hemostático segue várias etapas

1. Inicialmente, o vaso lesado passa por um processo de vasoconstrição, isto significa que os contratos quase fechados para parar o sangramento, isso ocorre pela estimulação de vários produtos químicos que são liberados no local da lesão.

2. Em seguida, as plaquetas começam a chegar de modo a formar um trombo ou coágulo no sangue adere ao defeito na parede do vaso para o cobrir, isto ocorre graças à capacidade das plaquetas para se agregarem e aderir.

3. Em seguida, o trombo com a formação de uma substância chamada fibrina, a qual forma uma rede que envolve as plaquetas para dar uma maior estabilidade para as plaquetas de encaixe criado é reforçada.

4. Finalmente, o processo vem da reparação da parede do vaso durante o qual se dissolve o trombo para o sangue pode fluir sem obstáculos novamente.

A coagulação do sangue é um processo muito complexo, que está em equilíbrio perfeito e em que várias substâncias, tais como factores de coagulação e plaquetas envolvidas. Quando afeta esse equilíbrio ocorre uma predisposição à hemorragia.

As plaquetas iniciar o processo de hemostasia

As plaquetas normalmente circulam no sangue sem aderir à superfície interna dos vasos sanguíneos que ocorrem seria catastrófica desde ocorrer fenómenos de trombose que iria levar a lesões dos tecidos por falta de oxigénio, processo conhecido como isquemia é responsável pela a ocorrência de ataques cardíacos nos locais afetados.

As plaquetas normalmente apenas aderir locais de lesão que ocorre, estas células são capazes de aderir e se estendem ao longo do tecido danificado, formando semelhante a uma camada de papel de enrolar, em seguida, novas plaquetas entram para o local da lesão que adere a e aderiu para formar o trombo para ajudar o sangramento parar.

Esta camada de plaquetas é ainda melhorada pela produção de uma substância conhecida como a fibrina tem a capacidade de formar uma malha que reforça o trombo e adere à parede do vaso, o que é necessário, especialmente se lembrar que este processo ocorre dentro uma estrutura de onde o fluxo sanguíneo continua a ocorrer exercendo uma força de arrasto pode deslocar o trombo.

formação de fibrina é realizada por uma substância activante chamado trombina, a qual é produzida como um produto final da activação da cascata de coagulação.

Relação a hemostasia e trombose entre

O processo de coagulação do sangue após lesão é a mesma que a realizada de forma anormal em um vaso sanguíneo em que a trombose ocorre. Este processo anormal pode ocorrer em veias das pernas, causando a formação de coágulos de sangue que podem deprenderse e viajar para os pulmões, causando tromboembolismo pulmonar, ou artérias tendo arteriosclerose, que pode ter consequências, tais como ataques cardíacos, acidentes vasculares cerebrais ou isquemia. Neste sentido pode-se dizer que a trombose é um processo de coagulação do sangue que está no lugar e na hora errada.