EQST

Hidrocefalia?

Hidrocefalia? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

palavra hidrocefalia derivado do Grego, hidro significa água e cabeça Cefalos refere-se à presença de excesso de líquido na cabeça, especificamente de fluido cerebrospinal.

O sistema nervoso é coberto por uma membrana chamado meninges, incluindo um fluido conhecido como fluido cefalorraquidiano, isto ocorre no interior do cérebro e reabsorvida em uma das meninges chamados pia-máter. Em condições normais há um equilíbrio entre a produção de reabsorção de fluido cerebrospinal e quando este equilíbrio é perturbado isso aumenta a quantidade de fluido que aumenta a pressão no interior do crânio que dá assim origem a hidrocefalia.

Esta condição pode afetar crianças e adultos, sendo mais comum no primeiro. A hidrocefalia pode ocorrer como um resultado da alteração no processo de reabsorção ou remoção do excesso de líquido, isto ocorre como uma complicação de infecções do sistema nervoso, tais como meningite ou após a hemorragia cerebral que pode ocorrer com crianças de trauma craniano durante um explodir ou cair. Em casos menos hidrocefalia ocorre obstrução do líquido cefalorraquidiano, que pode ocorrer quando existem tumores cerebrais, cicatrizes ou áreas fibróticas.

Em crianças pequenas hidrocefalia produz um alargamento característica do crânio que é acompanhada por dilatação das veias superficiais, isso ocorre porque os ossos do crânio não são soldados para que eles cresçam para acomodar o aumento do volume da cabeça produzido por líquido em excesso, dependendo a magnitude do tamanho da cabeça de outros sintomas, tais como olhos encovados, paralisia dos nervos olho, convulsões, paralisia dos membros com dificuldade em andar e distúrbios de aprendizagem podem ocorrer.

Nos adultos os ossos do crânio já foram soldadas por isso não é possível para a cabeça a aumentar de tamanho, nestes casos o aumento da pressão intracraniana causa sintomas como dor de cabeça, náuseas, vómitos, problemas de visão e perda equilíbrio.

Hidrocefalia é uma condição que pode causar consequências graves, como a compressão atrofia cerebral, o diagnóstico é feito em crianças, determinando a circunferência da cabeça, que tem parâmetros definidos pela idade da criança, adultos suspeitos por sintomas e é corroborado por estudos de imagiologia, tais como MRI que permite identificar e excluir a presença de lesões capazes de bloquear o fluxo normal de fluido cerebrospinal.

O tratamento da hidrocefalia é geralmente cirúrgico, para este efeito um sistema de válvula de derivação conhecido como ventrículo peritoneal é implantado, este sistema permite que o excesso de líquido para drenar através de um tubo a partir do crânio para dentro da cavidade abdominal, passando sob a pele, os níveis de líquidos, assim, permanecer dentro dos valores normais e os sintomas desaparecem. Uma vez que você colocou este sistema é necessário revê-lo periodicamente para verificar o funcionamento adequado e fazer os ajustes necessários.