A matéria é tudo o que existe no universo como um todo. O material pode ser dividido em dois tipos: as substâncias puras e misturas. Uma substância pura é uma que tem uma composição química estável, tal como a água, o hélio, o azoto ou dióxido de carbono. No entanto, a pureza absoluta não existe, uma vez que vivemos em um mundo em que todas as substâncias naturais são em algumas misturas maneira, que podem ser separadas em seus componentes puros com o grau de pureza desejado.
De um ponto de vista comercial uma substância pura pode ter entre 90 e 99% de pureza. Na indústria pesada da substância pura utilizado é a água de grandes tubos de vapor, que podem chegar a 99, 99% de pureza.
Uma substância pura não tem necessariamente de ser um elemento químico simples ou composto, mas uma mistura de diferentes elementos químicos também é uma pura, desde que a mistura é uma substância homogénea.
Tenha em atenção que as moléculas que constituem o material são feitas, por sua vez, de átomos ligados em conjunto. Há milhões de moléculas diferentes, alguns são do tipo industrial e outros são parte da natureza. No entanto, os átomos que formam as moléculas não são infinita, mas não são 118 átomos diferentes (os estabelecidos na tabela periódica).
As substâncias puras podem estar presentes em diferentes fases. Um fase é um estado de uma substância que pode apresentar possíveis alterações de estado, tais como as várias fases de água (sólido, líquido e gás). A este respeito, observa que cada substância tem um número de propriedades físicas particulares (densidade, ponto de ebulição ou ponto de fusão).
As substâncias puras são classificados em dois grupos: elementos ou substâncias simples e, além disso, elementos compósitos. O primeiro não pode ser decomposto em mais simples, porque eles são formados por um tipo de átomos (por exemplo, uma folha de cobre é formada por esta átomos de metal ou de todos os elementos da tabela periódica). As substâncias são um tipo de material compósito formado por dois ou mais elementos diferentes que são quimicamente ligados numa proporção definida (por exemplo, cloreto de sódio)