palavra gengivite derivado do gingiua Latina referido gengiva e itis grego que é um sufixo que significa inflamação, de modo que a gengivite é a inflamação das gengivas.
Gomas são tecido firme que reveste as extremidades do osso maxilar e os alvéolos, que são as cavidades onde os dentes ela adere firmemente à superfície do dente e, assim, constitui um elemento que contribui para estes permanecem fixas .
A junção entre o dente e a gengiva é um ponto crítico em que os problemas gengivais surgem porque há uma pequena ranhura na qual se acumulam alimentos, onde a higiene não é adequado e estes resíduos não estão dispostos são colonizados por bactérias eles começam a multiplicar-se e fazer com que uma camada é conhecida como placa. A placa é uma focagem a partir do qual ele vai produzir a desintegração de tecidos calcificados de superfície do dente dando assim origem a cárie dentária.
Quando a placa não é removida adequadamente calcifica, dando origem a tártaro ou cálculo dental, é um depósito rígido que inflama a goma dando origem a gengivite. Isto é devido, principalmente, a duas razões, primeiro o próprio efeito mecânico de tártaro dentário e da segunda bactéria não apresentados ocorrer um número de produtos químicos que desencadeiam uma resposta imune capaz de tecido nocivo, estes mecanismos de desencadear os sintomas que acompanham gengivite, tais como dor, vermelhidão, inchaço e sangramento das gengivas.
Se este processo progride ser complicada por alterações nos tecidos mais profundos que são responsáveis para cobrir o dente na tomada, e mantê-lo, dando assim origem a periodontite, uma condição na qual se retrai também as gomas e pescoços expostos dentes que resulta em-los para soltar e cair.
Enquanto a gengivite é um processo local, você pode desencadernarse ou agravada por doenças sistêmicas, como diabetes, condições tais como a gravidez, e até mesmo o uso de drogas como a fenitoína. Na gengivite passado por uma doença chamada escorbuto sofrida por marinheiros eram muitas vezes a causa era a deficiência de vitamina C.
Além disso gengivite são focos a partir do qual as bactérias podem migrar para colonizar outros tecidos, pode ser aspirado e passar o ar para o tracto respiratório, ou pode entrar no sangue e viajam através do sistema circulatório para o coração, colonizando a sua membrana interna é conhecido como endocárdio dando assim origem a uma condição grave chamada endocardite bacteriana.
Fatores como creche com uma boa técnica de escovação e uso do fio dental são a melhor maneira de prevenir o aparecimento de gengivite, esta deve ser complementada por uma visita regular ao dentista para avaliar a condição da gengiva e praticar uma limpeza dental e remoção de cálculo. Em alguns casos, gengivite merece ser tratado com os procedimentos mais complexos, especialmente quando há abcessos ou outras lesões associadas.