O inventor do voleibol é o americano William George Morgan (1870-1942), no ano de 1895 nos Estados Unidos, inicialmente dando-lhe o nome de mintonette.
Durante seus estudos no Springfield College, pertencente à associação YMCA, William G. Morgan conheceu o , James Naismith, e logo começou a praticar o esporte.
Em 1894 foi nomeado diretor de educação física do YMCA de Holyoke (Massachusetts), podendo constatar que o jogo de basquete não se adaptava a todos os alunos.
Por isso, pensou em criar um jogo recreativo, sem contato físico, mas que permitisse um esforço intenso e com o mínimo de risco de lesões.
Em sua opinião, o tênis tinha essas características, mas o material a ser utilizado era pouco prático para atividades em grupo.
No entanto, ele pegou a ideia da rede e colocou-a a uma altura de 1,98 metros (acima da altura de um indivíduo normal). Além disso, testou várias bolas, até acabar mandando fabricar uma especial, mais leve que o basquete. Tudo isso aconteceu em 1895.
Durante uma conferência de diretores de PE da YMCA em Springfield, Morgan apresentou o voleibol. Nesta palestra, o professor Alfred T. Halstead sugeriu mudar o nome original do jogo, mintonette, para um mais apropriado: “volley-ball” (jogar a bola).
As primeiras regras do voleibol foram publicadas em 1896. Esses regulamentos foram evoluindo ao longo do tempo, dando ao jogo mais vivacidade e dinamismo. O número de jogadores e passes era limitado, definindo as medidas do terreno e a altura da rede.
A título de curiosidade, nas primeiras regras do voleibol o número de participantes era ilimitado, permanecendo nos atuais 6 em 1914.
De acordo com um estudo realizado pela UNESCO, existem mais de 140 milhões de jogadores de voleibol no mundo.
AS PESSOAS TAMBÉM PERGUNTAM: