A imprensa foi inventada pelo alemão Johannes Gutenberg em 1448 e foi uma das invenções mais importantes da história da humanidade. Sua construção possibilitou ao homem comum o acesso aos livros e, assim, pela primeira vez, a capacidade de acumular conhecimento, já que até então só os ricos tinham acesso.
Johannes Gutenberg , um empresário da cidade mineira de Mainz, no sul da Alemanha, emprestou dinheiro para inventar uma tecnologia que mudou o mundo da impressão. Johannes Gutenberg inventou a prensa com letras de madeira ou metal substituíveis / móveis em 1436 (completada em 1440). Este método de impressão pode ser creditado não apenas como uma revolução na produção de livros, mas também para promover o aprendizado rápido nas ciências, artes e religião através da transmissão de textos.
Johannes Gutenberg
Antes da invenção da imprensa, a maioria dos livros era escrita e copiada à mão. A impressão desse tipo era cada vez mais popular e entalhava cada página em um bloco de madeira. Como esse processo era muito caro e exigia muito trabalho, os livros eram muito caros e só os ricos podiam comprá-los.
Acredita-se que Gutenberg nasceu em Mainz, na Alemanha, por volta de 1399. Ele treinou como ourives, lapidários e metalúrgicos. Durante algum tempo ele viveu em Estrasburgo, provavelmente no final da década de 1430 e início da década de 1440. A essa altura, ele vinha perdendo dinheiro em seus negócios e começou a procurar uma maneira de ganhar dinheiro para pagar suas dívidas.
Ele começou a trabalhar em um dispositivo que possibilitaria imprimir textos usando blocos móveis de letras e gráficos. Estes, juntamente com papel, tinta e uma prensa, tornariam possível imprimir livros muito mais rápido e mais barato do que nunca. Ele usava metais com os quais estava familiarizado, como chumbo, antimônio e estanho. Ele se adaptou a um lagar que lhe permitia deslizar o papel para dentro e para fora e espremer a água do papel após a impressão.
Gutenberg testou sua máquina com um livro em latim em 1450. Quando ele realizou corretamente essa tarefa, ele embarcou em seu projeto mais famoso, a impressão da Bíblia de Gutenberg.
Esta Bíblia, impressa em latim, ganhou fama como o primeiro livro impresso em toda a Europa. 200 cópias foram feitas muito completas, com belas ilustrações e cores vibrantes. Parte do gênio de Gutenberg foi sua técnica de criar blocos para representar a caligrafia feita em volumes manuscritos, para que a riqueza dos textos originais pudesse ser preservada. Atualmente, apenas 22 das Bíblias Gutenberg originais ainda existem.
A imprensa de Gutenberg
Deve-se notar que outras pessoas ao longo da história afirmam ter inventado a imprensa antes de Gutenberg , incluindo um holandês e um inventor chinês. Diz-se que um sistema semelhante também foi usado no século XII, na Coréia. Mas, por alguma razão, o esforço de Gutenberg foi o primeiro a ter sucesso e, de fato, sua imprensa teve um impacto revolucionário na história e no mundo inteiro.
A invenção da imprensa ajudou a inspirar uma revolução religiosa, pois as famílias, pela primeira vez, tinham a possibilidade de possuir uma Bíblia para sua própria interpretação. Também conta no progresso da ciência, educação geral, e é dito ter sido chave no movimento do mundo dos tempos medievais na Idade Moderna.