O Spinner, cujo nome técnico é Fidget Spinner, é um dos brinquedos anti-stress mais conhecidos, pois é utilizado para mais do que entretenimento, como tem sido recomendado para quem sofre de déficit de atenção, hiperatividade, autismo, entre outros. Portanto, conhecer a história de sua origem e quem inventou o Fidget Spinner é bastante interessante, principalmente após seu grande sucesso no final de 2017.
Este brinquedo tornou-se conhecido nos últimos anos, devido à sua comercialização e aceitação maciça no mercado. A pessoa que inventou o Fidget Spinner foi a engenheira Catherine Hettinger, que estava trabalhando no projeto de um dispositivo que permitiria que ela ajudasse sua filha, já que ela sofria de uma doença que causa fraqueza muscular, conhecida como miastenia gravis.
Mais tarde, ele visitou sua irmã em Israel, onde conheceu alguns jovens que eram entretidos pelas pedras ao redor. Tudo isso o fez meditar sobre as possibilidades de melhorar seu brinquedo, porque um fator importante é a diversão ou o entretenimento que ele pode causar.
Depois de ter obtido o desenho final do brinquedo, Catherine o patenteou sob o nome de “brinquedo giratório” em 28 de maio de 1993.
Catherine Hettinger
Embora o Fidget Spinner tenha sido um dos brinquedos mais vendidos, o criador não recebe qualquer tipo de ganho econômico por sua invenção. Isso se deve ao fato de ele ter abandonado a patente do produto original durante o mês de março de 2005, e a razão para isso é que ele não conseguiu renovar o pagamento exigido pelos direitos. É por isso que cada uma das empresas e empresas que fabricaram e venderam o produto o fizeram livremente.
No entanto, trata-se de uma história bastante ampla, já que na época do patenteamento de seu produto ele fazia centenas de aparelhos, com o objetivo de ir a feiras de vendas ou empresas de brinquedos, para que um deles lhe oferecesse um contrato. Deve-se notar que isso funcionou para ele, desde que ele conseguiu uma reunião com a empresa Hasbro , conhecida como uma das maiores marcas de brinquedos do mundo, no entanto, a empresa não lhe ofereceu nenhum contrato.
A perda dos direitos de sua invenção tem sido um fracasso notável, isso porque o fiador é usado por milhões de pessoas, e se ele tivesse mantido os direitos, que são concedidos pela patente, seu poder de compra seria muito maior. .
No entanto, embora Catherine tenha problemas econômicos, diz que não guarda rancor com essas marcas, como a Hasbro, que foi enriquecida com sua invenção. Segundo o engenheiro:
“É um desafio ser um inventor … apenas cerca de 3% dos inventores ganham dinheiro. Eu vi outros hipotecar suas casas e perder tudo. É difícil”.
Além disso, Catherine expressou sua felicidade por ter projetado um objeto com o qual as pessoas gostam e pode ajudá-las com seus problemas. Isso porque sua invenção tem sido recomendada em um grande número de terapias psicológicas , como um meio eficaz para obter distração.
O primeiro projeto foi um dispositivo que tinha três lâminas de plástico, que eram dominadas por um eixo central, o que permitia que as lâminas não parassem seu movimento. Certamente o desenho original não se parece com o atual, isto no campo visual, já que o funcionamento das lâminas e o eixo central do spinner atual permanece o mesmo.
Além disso, as últimas versões do spinner têm luzes LED, vibrações e outras qualidades sensoriais que aumentam o seu apelo.
O fidget spinner é um dispositivo projetado principalmente para a distração e entretenimento das crianças . No entanto, os adultos também costumam aproveitar a diversão que oferece.
Por outro lado, entre os casos recomendados para usar o spinner estão: