EQST

Afrancesado?

O termo afrancesado tem vários significados, dependendo do país em que é utilizado e, dependendo do contexto em que ela é usada. Assim, se um argentino diz que alguém usa um penteado que é afrancesado está expressando que parece um homem afeminado ou gay. Se alguém tem um ligeiro sotaque francês, porque ele tem essa nacionalidade pode dizer que esta pessoa é afrancesado. Além disso, devemos ter em mente que alguém pode ser considerado um afrancesado porque usa certas expressões francesas, como acontece quando se usa nas expressões espanholas como comitê de petit, femme fatale, savoir faire ou fazer um tour (todos eles são expressões tipicamente francês mas o espanhol se adaptar a um registro culto de comunicação).

A palavra afrancesado na Espanha e razões históricas para o seu uso

Em Espanha a palavra afrancesado é geralmente usado de forma depreciativa. Com ele pode implicar várias coisas e todos negativos: é alguém antipatriótico, porque valoriza mais francês do que o espanhol, que é um traidor ou é alguém com uma mentalidade revolucionária e perigoso. Note que este sentido pejorativo tem raízes históricas muito específicas.

No final do século XVIII, a Revolução Francesa teve consequências em Espanha, como alguns intelectuais entendido que as idéias revolucionárias dos franceses devem ser incorporadas na Espanha, eles representavam novos ideais democráticos

Assim, as pessoas que defendiam essas idéias foram chamados Francophiles. No início do século XIX, a Espanha foi invadida pelo exército francês e a chamada Guerra da Independência começou. Esta circunstância fez todas as coisas francês foi desprezada e odiada pelas massas e pelos setores mais conservadores da sociedade espanhola.

De alguma forma, a sociedade espanhola foi dividido: uma minoria de intelectuais afrancesados ​​contra amplas camadas da sociedade que desprezava tudo o francês e considerados uma ameaça à identidade nacional. Na verdade, alguns historiadores argumentam que o nacionalismo espanhol surgiu como oposição ao afrancesado.

Afrancesado contra francófilo

O termo afrancesado ainda usado hoje, mas não é mais usado com tal pejorativa como na carga do século XIX, uma vez que, actualmente, França e Espanha são países com uma democracia consolidada e também compartilhar alguns links, especialmente aqueles relacionados com a União Europeia.

O termo opõe afrancesado seria francófilo. Isto porque os antigos antônimos é usado pejorativamente e não segundo. Desta forma, um francófilo em Espanha é quem aprecia francês cultura, ou seja, língua, culinária, literatura e cultura da França em geral.