O fenômeno conhecido como o colonialismo é um fenômeno muito significativo na história contemporânea e muito presente ainda hoje em muitas áreas do planeta. Quando falamos sobre o colonialismo, estamos nos referindo ao fenômeno pelo qual muitos poderes internacionais exerceram domínio territorial político, econômico ou cultural (ou todos os tipos de domínio em conjunto) em um território mais fraco ou empobrecida. O termo colonialismo vem justamente da idéia colônia. Uma colônia é uma área geográfica que depende completamente da metrópole ou território dominante. A colônia não é um território livre, mas independente, não pode tomar suas próprias decisões políticas ou económicas e tem que arcar com o ônus de dominação cultural e ideológica do que é considerado mais poderoso.
O colonialismo foi principalmente o final do século XIX, embora formas deste tipo de domínio existe desde tempos imemoriais. A diferença entre o colonialismo ea expansão territorial de uma nação ou país é que no primeiro caso, não necessariamente conquistado terras para a nação dominante, mas que simplesmente domina a partir de uma principalmente econômica e politicamente em anexo. Assim, as colônias formado e estabelecido pelos países europeus e os Estados Unidos no final do século XIX, em territórios como África, Sudeste da Ásia ou América Latina nem sempre repassados para tornar-se dentro dos limites desses países, mas permaneceu formato “territórios dependentes ou dominados”.
Muitos especialistas acreditam que é somente através de que o colonialismo que hoje considerados potências mundiais têm conseguido muito do seu poder económico e cultural como eles saquearam recursos naturais” href=”https://euquerosabertudo.com/geografia”>recursos naturais e humanos desses espaços para seu próprio enriquecimento. Um caso claro disso é, por exemplo, o domínio económico que a Inglaterra teve durante muito tempo na Índia, um lugar que nunca foi parte do Reino Unido, mas desde que os mesmos recursos naturais e matérias-primas extremamente baratos e acessíveis. Outros territórios como africanos ou o atual território dos países Austrália também serviram como fontes de escravos de tal forma que a população nativa perdeu quase completamente branco após o progresso nestas áreas.
O colonialismo é altamente desigual e injusta, pois é um fenômeno baseado na força militar e poder arbitrário que um país alega ter sobre outro domínio. Hoje, muitas áreas do planeta manter discussões ou confrontos com as potências mundiais antes que exigem o retorno do espaço invadido. Alguns dos casos mais significativos são o território das Malvinas ou o Rock of Gibraltar, alegou tanto para a Inglaterra por Argentina e Espanha, respectivamente.