Certas cidades do mundo antigo passaram à posteridade e seu legado permanece vivo hoje. Atenas simboliza o berço da democracia e a origem da tradição ocidental. Roma era a capital de um império que mudou o curso da história. Alexandria, fundada por Alexandre, o grande, tornou-se um expoente da cultura e da ciência grega. E a cidade-estado de Esparta representa cerca de valores imperecíveis: liberdade de intervencionismo estrangeiro ea ideia de comunidade acima do individual.
Esta cidade-estado foi fundada pelos Dorians no século IX a. C. O poder de Esparta permaneceu até à sua integração no Império Romano no século II. C. Durante este período Spartan, também conhecido como lacedemonios, impôs uma regra de ferro sistema e valores militares rigorosas.
A sociedade foi dividida em três grupos sociais ou cidadãos espartiatas livres, os estrangeiros que vivem na periferia conhecido como periecos e escravos ou helots. Quanto à forma de governo era uma monarquia aristocrática com dois reis que eram considerados descendentes de Heracles. As tarefas de governo e da administração da justiça eram geridos por um conselho de anciãos ou Gerusia, que foi formado pelos dois reis e um grupo de 28 cidadãos eleitos por aclamação pelo povo (o éforos). Em um nível inferior houve uma assembleia popular composta de mais de 30 espartano livre.
Os espartanos eram admirados e temidos em seu tempo e ainda hoje são lembrados por sua coragem na defesa dos persas passar das Termópilas com 300 soldados contra um exército enorme.
Na época de inspectores controlados nascimento A Se o recém-nascido tinha boa saúde, caso contrário ele foi sacrificado. Durante sua infância as crianças foram treinados não tem medo do escuro e de 7 a 11 anos foram submetidos a treinamento militar severa conhecida como agoge.
Quando os meninos chegaram a adolescência teve que superar um ritual em receber chicotadas difícil de provar sua força física e mental. homens espartanos foram feitos para ser guerreiros e permaneceu no exército até 60 anos de idade. atividades agrícolas ou artesanais foram realizadas por estrangeiros ou escravos.
Enquanto o casamento era obrigatório, bissexualidade e homossexualidade foram aceitos com absoluta normalidade. As mulheres jovens foram mostrados nu diante dos homens e tinha uma permissividade sexual profundamente enraizada, a tal ponto que o ciúme eo adultério eram comportamentos estranhos.