A batalha de Waterloo é um dos conflitos armados mais proeminentes na história mundial, porque depois que se pôs fim ao chamado Primeiro Império Francês ou Império Napoleônico, em que o imperador francês Napoleón Bonaparte era a autoridade e valor máximo, também porque envolvia o exílio final do Napoleão.
Ele foi chamado como Waterloo porque ocorreu precisamente no município belga de mesmo nome ea data de seu desenvolvimento foi em 18 de Junho de 1815, e é que vêm anualmente este dia lembra-se do calendário. No mesmo ele enfrentou, por um lado Napoleón Bonaparte e seu exército, e outra consistindo de coalizão: o Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda, Reino Unido dos Países Baixos, Ducado de Nassau, Reino de Hanover, Reino da Prússia eo Principado Brunswick-Lüneburg. Principais líderes da coalizão foram Arthur Wellesley duque de Wellington e Gebhard Leberecht von Blücher.
Para um pouco mais de uma década, Napoleão, era o chefão da maior parte da Europa Ocidental e Central, graças ao poder de conquista tremenda que lhe permitiu grande velocidade e habilidade de tecer alianças e conquistas territórios. Em 1813 uma aliança consegue torcer as mãos primeiro e depois abdicou do trono. Mas depois de um breve período no exílio retorna com toda a sua marca e as estrelas na Bélgica, como se referiu, esta batalha decisiva na história. Depois de sua derrota é banido para a ilha de Santa Helena, onde ele vai morrer maio 1821.
Fev 1815 correu e Napoleão decide fugir do ostracismo da Ilha de Elba para recuperar o poder de outrora. Perante esta situação atende a chamada Congresso de Viena e formou uma nova coalizão para derrotá-lo.
Quando Napoleão retornou a Paris, as pessoas apoiá-lo como de costume e este é adicionado o apoio de oficiais e soldados do exército francês. O rei reinante, Louis XVIII deixa o poder vago e, em seguida, proclamou-se imperador Napoleão novamente.
O sétimo coalizão começa a pegar em armas na Holanda, onde Waterloo finalmente acontece, e de lá dirigiu suas balas Napoleão. Sua idéia era tomar a cidade de Bruxelas, mas nada disso seria alcançar. A coalizão efetivamente derrota e por isso é um dos melhores militar e conquistadores da história passa retirada definitiva em 1815, na famosa batalha de Waterloo.