Este termo deve ser entendido no contexto da mitologia do povo Inca. Para este povo pré-colombianas, a Terra tinha um caráter divino. Então, a Mãe Terra era uma deusa e se referem a ele usou o termo Pachamama. Esta divindade era a matriarca de todos os seres vivos da natureza protetora. Por outro lado, foi a esposa do deus Pachacamac ou tremores e ambos eram os deuses que governaram o mundo.
O povo Inca adorado esta deusa porque ele entendeu que a Terra é uma fonte de vida e riqueza. Assim, Pachamama ou Mãe Terra era a mãe de todas as coisas vivas, tanto no sentido material e em sua dimensão espiritual, porque os incas acreditavam que todos os elementos da natureza tinha o seu próprio espírito.
Como qualquer outra mãe, Pachamama protege as crianças e proporciona-lhes comida e carinho. No entanto, ele também pode ser uma mãe incansável e obstinado, com seus filhos e enviá épocas de seca ou desastres naturais como punição.
Os incas tinham um conhecimento muito avançado de agricultura, eles sabiam quando a cultivar, técnicas de irrigação conhecidos para alcançar maior produção em culturas e aproveitou das pistas para as suas culturas. E assim que foi rituais agrícolas frutíferas foram realizados em honra de Pachamama, especialmente ofertas para boas colheitas. Portanto, a agricultura Inca teve um componente tecnológico altamente desenvolvido e ao mesmo tempo uma dimensão espiritual e mítico.
Pachamama teve um papel muito importante como uma deusa, mas houve divinities com outras funções igualmente importantes (Mama Sara foi divindade de milho e de coca, Mama Cocha foi a mãe do mar e Apo era o deus inca das montanhas).
Histórias sobre Pachamama não desapareceu com a civilização Inca. Na verdade, nas lendas populares do mundo andino a figura desta divindade, especialmente entre os agricultores é muito presente. Assim, o primeiro dia de agosto é comemorado o dia da Pachamama.
Durante esta celebração uma panela de barro com cozido em um lugar perto da casa e os camponeses andinos rendas fio preto e branco em seus tornozelos, pulsos e pescoço com este símbolo colocado e evitar uma possível punição de Pachamama enterra alimentos.