EQST

Futurismo?

Futurismo? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

No início do século XX na Europa surgiu uma série de movimentos de vanguarda no mundo da arte. Entre eles, podemos destacar o surrealismo, o cubismo, o dadaísmo, futurismo ou ultraísmo. Todas estas correntes têm a sua própria essência, seus ideais e abordagens, mas, ao mesmo tempo compartilhar o mesmo espírito criativo, encontrar novas formas de entender a arte.

O contexto social

No início do século XX, houve uma nova versão da revolução industrial. Há uma grande confiança na tecnologia e máquinas simbolizar um estágio de progresso e desenvolvimento humano. Assim, raça carros, aviões ou cinematógrafo aparecem como símbolos culturais de primeira ordem. Eles são mais do que apenas gadgets, eles representam idéias tais como velocidade, força ou energia. Este clima de esperança na tecnologia desenvolvida exclusivamente na Itália, especialmente nas grandes cidades.

O Manifesto Futurista Marinnetti

Em 1909, o italiano poeta Filippo Tommaso Marinetti publicou na imprensa francesa chamado “Manifesto Futurista”, que é considerado o documento fundador do movimento. Ele descreve as características desta nova vanguarda artística aparecer.

Primeiro, idéias e coragem, energia e rebelião, conceitos que devem permear a atividade criativa de artistas exaltar. Para o futurismo, o ronco do motor de um carro de corrida é tão sugestivo como uma obra de arte. Beleza é entendida e mesmo intensamente violento e agressivo. A criação artística está imbuída do inconformismo espírito e prepara-se para destruir as antigas formas de arte (museus ou bibliotecas são ícones do passado consideradas). Futurismo glorifica o militarismo e ideal revolucionário patriótico.

As idéias de “Manifesto Futurista” teve um impacto forte e em 1912 apareceu um novo manifesto em que o futurismo binomial e literatura desenvolvido

Ele defendeu a destruição da sintaxe tradicional e um repensar da linguagem em geral (sem pontuação, com símbolos matemáticos entre palavras e um novo sentido de narrativa e da ordem poética).

Tanto a partir de um ponto teórico e de vista prático, o movimento futurista representado um cutelo e os valores clássicos do mundo da especialidade. Em paralelo, os autores dessa corrente foram particularmente combativo com a burguesia conformista enraizada em valores tradicionais.