O termo cognição vem do latim e significa para saber cognoscere. Em uso normal, está falando sobre cognição como o processo de aprendizagem em geral. Se somarmos o prefixo meta, ou seja, ainda mais, temos um novo conceito, a metacognição. Estamos falando de algo que excede aprendizagem. Coloquialmente metacognição pode ser definida como a capacidade de aprender a aprender.
A inteligência humana nos permite aprender todos os tipos de conhecimento. A aprendizagem pode se referir a academia, esfera profissional ou vida em geral. Mas nem toda a aprendizagem são os mesmos, como alguns são mais eficazes do que outros. Em qualquer caso, é útil para refletir sobre o processo de aprendizagem e todos os aspectos que a determinam.
A capacidade de controlar própria aprendizagem de um e reconhecer os processos pelos quais levado a termo a aquisição de conhecimentos ou uma habilidade.
Metacognição implica auto-aprendizagem. Em outras palavras, é estar ciente do fato de que a aprendizagem, a fim de alcançar o conhecimento eficaz e satisfatória. Tenha em mente que no processo ensino aprendizagem tradicional tem sido basicamente rote e ignorou aspectos relevantes da aquisição de conhecimentos.
Por um lado, o conhecimento declarativo, que inclui tudo o que afeta a pessoa no momento da aprendizagem (por exemplo, estratégias de estudo ou recursos educacionais). Em segundo lugar, o conhecimento processual, ou seja, como as estratégias são aplicadas.
Finalmente, o conhecimento condicional é aquela que visa a conclusão da tarefa aprendida. Neste sentido, a metacognição ocorre quando nós sabemos quando e como devemos implementar procedimentos para alcançar a aprendizagem significativa e válida.
O conhecimento declarativo, processual e condicional nos permitem atingir metas e resolver problemas de forma eficaz. Para atingir este objectivo considera-se que existem três qualidades muito importantes: planejamento, teste e avaliação. Então, quando nós aprendemos algo novo é desejável planejar todo o processo, se estamos a fazê-lo corretamente e cumprir os objectivos e, finalmente, verificar ou avaliar que a aprendizagem tem sido satisfatória.