É um romance curto do escritor e aviador francês Antoine de Saint-Exupery, que morreu em um acidente de avião aos 44 anos durante a Segunda Guerra Mundial. Sua obra mais famosa é, sem dúvida, “O Pequeno Príncipe”, precisamente, foi publicado um ano antes da morte de seu autor. Ele é escrito em um estilo simples, com diálogos diretos, características poéticas abundantes e cheio de romance simbolismo.
Este romance, considerado por alguns como uma história infantil, é um clássico da literatura mundial. Ele foi traduzido em mais de 180 línguas e tem levado à tela grande várias vezes.
Airman inesperadamente encontra um menino (O Pequeno Príncipe) vem de um planeta alienígena e uma estreita amizade entre os dois surge rapidamente. A criança está na Terra, porque ele precisa de reflectir sobre algumas questões de interesse para ele, como o seu relacionamento com uma flor que não podem viver em harmonia.
Cada elemento ou personagem em “O Pequeno Príncipe” tem um valor simbólico e uma mensagem associada. A criança representa a pureza ea inocência e, ao mesmo tempo, a busca da verdadeira sabedoria em seres humanos. O Aviador é um adulto que gostaria de recuperar a criança interior nele. Para alguns estudiosos personagem do príncipe representa o que queremos ser e aviador simboliza o que realmente somos. No quadro existem outros caracteres e os elementos.
– O rei representa a ambição de poder.
– O bebedor simboliza o falso evasão de prazer.
– O vão é uma amostra da privacidade pessoal humano.
– O Lamplighter é um indivíduo que se auto-destrói pela rotina e expressando a luta interna entre o dever ea liberdade individual.
– O geógrafo simboliza o homem sábio que se fecha.
– A raposa é um personagem que ajuda o príncipe a conhecer a realidade.
– A flor é simplesmente amor.
Outros elementos também têm um valor simbólico, tais como dinheiro, cordeiro ou baobá.
Pode-se dizer que “O Pequeno Príncipe” é um manifesto em valores humanos. solidariedade, amizade, bondade e a busca do verdadeiro conhecimento interior: ideias e valores universais são abordadas.
Em suma, é uma reflexão sobre a condição humana e felicidade.