siglas RCP referem-se a ressuscitação cardiopulmonar, um termo que pertence à medicina, mas tem uma dimensão muito prático, uma vez que é uma técnica de primeiros socorros usado para salvar a vida de uma pessoa ferida e parada respiratória . CPR deve ser aplicada antes da chegada dos serviços de emergência.
A parada cardíaca ocorre quando alguém não está se movendo, não responder a todas as chamadas, sem respirar e não pode ter um pulso. No caso em que estamos em uma circunstância com estas características, você tem que chamar os serviços de emergência, facilitar a nossa localização exata e esperar por sua chegada. Então nós colocamos o ouvido à altura da boca do paciente para verificar se há respiração e se você mover a cavidade torácica.
No caso de você respirar devem pôr de lado o paciente a sua língua e não engolir que não vai chupar seu próprio vômito (este padrão é uma medida de segurança). Se o paciente não estiver respirando, você deve verificar se houve asfixia em algo e se assim devemos proceder para remover o objeto que foi engolido pela mão. Se você não tiver asfixia, você precisa colocar a cabeça do paciente de volta por isso não engasgar com a língua.
Numa fase seguinte deve soprar boca na boca do paciente para se obter a ventilação (pulmões receber ar com oxigénio). Após a abertura da via aérea (boca) e a ventilação, isto é uma terceira fase: os dedos de uma mão são colocados sobre o pescoço do paciente na altura da carótida para verificar a existência de pulso (se assim for é continua a ventilação do paciente e se nenhum pulso deve aplicar massagem cardíaca).
A aplicação de massagem cardíaca é realizado usando duas mãos uma sobre outra no peito do paciente e está a pressionar (duas respirações de ventilação 30 que alternam com compressões manuais no peito são combinados). Quanto compressões, eles devem ser fortes para permitir que o coração se mover e ativar a circulação sanguínea.
De acordo com estudos, é aconselhável que os pacientes com parada cardíaca recebe cerca de 100 compressões por minuto. CPR deve ser mantida até que eles vêm para serviços de emergência.
CPR é uma técnica simples que, sem qualquer dúvida pode salvar a vida de alguém. Esta técnica de ressuscitação faz parte do processo de aprendizagem de profissionais médicos, mas também ostenta instrutores ou salva-vidas.