O ibuprofeno é um fármaco amplamente utilizado para o tratamento de dor, inflamação e febre. Também é conhecido como ibuprofeno.
O ibuprofeno é um fármaco do tipo NSAID, isto é, as drogas anti inflamatórias, este é um grupo de drogas que suprimem a inflamação sem esteróides, que confere grandes vantagens não produzir muitos efeitos secundários típicos de tais medicamentos.
Existem vários tipos de AINEs, dependendo das suas propriedades farmacológicas e potência como um analgésico e anti-inflamatório de todos ibuprofeno é talvez a mais amplamente usado em crianças e adultos.
Este fármaco tem a propriedade de aliviar a dor, reduzir a inflamação e reduzir a temperatura no caso da febre, estes efeitos são produzidos através da diminuição da quantidade de uma substância inflamatórios chamados prostaglandinas, que passa a ser inibida a enzima envolvida na produção conhecida como ciclooxigenase, esta enzima pode ser de dois tipos, COX1 e COX2, ibuprofeno entra no grupo de AINEs inibem ambas as enzimas, ao contrário dos novos AINEs podem apenas inibir COX-2.
As principais utilizações de ibuprofeno são no tratamento da inflamação associada ao trauma, este fármaco atingiu bons níveis em tecidos tais como o osso de modo que é amplamente utilizado em procedimentos dentários e tratamentos, ele também é prescrita em que a dor e inflamação de origem muscular esquelético como as doenças associadas, tais como bursite, tendinite, entorses, artrite, lágrimas musculares e inflamação muscular. É também um excelente medicamento para o tratamento de dor menstrual ou dismenorreia.
No mercado há apresentações de ibuprofeno em bandas cápsulas adultos e tablets, bem como gotas e xaropes para crianças. É possível entrar em combinação exibe quando acompanhadas por tiocolchicos�eo para o tratamento de contraturas musculares, ou a codeína para o tratamento da intensidade da dor.
Enquanto que é largamente utilizada, o uso de ibuprofeno está associada com o desenvolvimento de vários efeitos adversos, especialmente quando usados em doses altas ou prolongada, estes efeitos ocorrem como um resultado da sua capacidade de inibir ambas as enzimas COX e são principalmente desenvolvimento gastrite e úlcera gástrica e de inibição na capacidade das plaquetas para formar coágulos para parar a hemorragia. Outros efeitos secundários de ibuprofeno são as reacções alérgicas na pele e membranas mucosas, dos rins e desenvolvimento de edema ou retenção de fluidos em pessoas com doença cardiovascular alterada.