doença de Addison é um distúrbio hormonal que ocorre devido a uma deficiência de hormonas produzidas pelas glândulas supra-renais. Esta situação ocorre quando estas glândulas são afectadas por uma doença infecciosa ou doença auto- imune.
As glândulas supra-renais são duas estruturas que estão localizados na parte superior de cada rim, daí o seu nome, tem um peso estimado de cerca de 10 gramas cada, incluindo várias hormonas importantes para o organismo ocorrem.
No seu invólucro exterior, também conhecido como casca, três tipos de hormonas glucocorticóides ou ocorrer cortisol ou mineralocorticóides aldosterona e hormonas sexuais.
O cortisol é um hormônio importante que está relacionada com o metabolismo de açúcares ajuda a manter os níveis de glicose no sangue, enquanto desempenha um papel importante para preparar o corpo para situações estressantes, é também um potente anti – inflamatório assim na prática médica diária de medicamentos esteróides tipo amplamente utilizado para reduzir a inflamação.
A aldosterona é uma hormona relacionada com a regulação da pressão sanguínea, esse efeito é realizado pela sua capacidade para aumentar os níveis de sódio no sangue, aumentando assim o volume sanguíneo e, consequentemente, pressão sanguínea.
hormonas sexuais produzidas pelas supra-renais Os androgénios são do tipo, isto é, as hormonas do sexo masculino que se transformam em testosterona. As mulheres têm testosterona a partir desta função das glândulas supra-renais, a hormona masculina é necessário manter algumas características sexuais no corpo, tais como o cabelo nas axilas e pêlos púbicos.
As glândulas supra-renais podem ser afectadas por distúrbios tais como infecções, principalmente por tuberculose e VIH, tumores e doenças auto-imunes.
O envolvimento destas glândulas leva a uma condição conhecida como insuficiência supra-renal ou doença de Addison, nesta doença é causada por uma deficiência manifestações destas hormonas. As principais manifestações da doença são a diminuição da pressão arterial, tonturas ou desmaios quando se levantam, diarréia, desidratação, palidez, pigmentação da pele especialmente cicatrizes, fraqueza, perda de peso e desejos por alimentos salgados, estes sintomas eles tendem a ser altamente variável e tendem a piorar com a progressão da doença.
Esta doença pode ser demonstrada através da prática estudos que medem os níveis de hormonas tais como o cortisol e electrólitos, uma vez apresentados não é possível cura, no entanto pode ser tratada de forma permanente no sentido deste tratamento é para entregar hormonas desequilíbrios de electrólitos e de controlo deficiente.