A palavra queimadura refere-se a um produto de expor um tecido para um número de agentes que podem ser físicos, tais como a exposição ao calor, electricidade, calor, radiação solar ou radiação por radiação, agentes químicos, tais como lesão ácidos e agentes biológicos produzidos pelos insectos, répteis e alguns moluscos.
Uma das principais causas de queimaduras é a exposição ao sol, especialmente no caso de pessoas muito brancas onde há pouca quantidade de melanina que é o pigmento que dá cor à protegê-la da radiação ultravioleta pele. Queimaduras por exposição a outros agentes geralmente ocorrem acidentalmente em casa, no local de trabalho ou durante acidentes de carro.
As lesões por queimadura na morte de células afectadas por um tipo de processo de coagulação ocorre, também ele compromete circulação local e um número de substâncias que aumentam a permeabilidade das células que causam inchaço e perda de fluidos são libertados.
Estas alterações variar de acordo com a magnitude da queimadura, o qual é classificada em três tipos ou graus, dependendo da profundidade da lesão e as consequências que podem ocorrer uma vez tratados.
1º grau queimaduras. Eles são queimaduras superficiais na manifestação principal é a vermelhidão da pele e queima, geralmente curam sem cicatrizes ou lesão permanente. Eles correspondem a queimaduras solares e produzido por breve contacto com líquidos ou objectos quentes, normalmente resolvem-se depois de alguns dias.
2º grau queimaduras. Cobrir uma maior profundidade na pele, são muito doloroso e são reconhecidos pela sua lesão típica é a ampola, uma bexiga em forma de estrutura cheia com um líquido amarelado. Neste caso pode ocorrer uma cicatriz ou uma mudança na cor da pele após a cura. Eles são produzidos principalmente por contacto com líquidos quentes.
3º grau queimaduras. Em tais tecidos mais profundos, como todas as camadas da pele ou estruturas localizadas abaixo dela como músculos, ossos ou órgãos, perda, assim, que o acompanha de substância e lesões, como abrasões ou úlceras são afetados, de modo geralmente causam sequelas permanentes tanto estético e funcional, pode amputar uma estrutura ou morte da vítima. grau queimaduras são normalmente produzidas pelo contato com a chama, com produtos químicos ou com eletricidade. Estes gestão queimaduras mérito em unidades especializadas queimado geralmente ser praticada a remoção cirúrgica do tecido morto e pode exigir a colocação de enxertos para substituir a pele danificada.
Em adição à profundidade necessária para ter em conta a extensão das lesões, tanto da superfície do corpo maior, envolvendo um aumento do risco de complicações ocorra.
Neste sentido, não é uma regra conhecida como a Regra 9 atribuídos 9 pontos para cada uma das seguintes regiões do corpo: cabeça, peito, costas, abdômen, costas, braço direito, braço esquerdo, face anterior da perna direita , parte posterior da perna direita, anterior da perna e para trás da perna esquerda esquerda, esta soma 99%, o restante 1% está os órgãos genitais. Esta classificação é de grande importância ao manusear o paciente queimado porque quando a área afetada é igual ou superior a 50% medidas de apoio devem ser aprovadas porque essas pessoas há uma alta mortalidade.
Para uma queimadura deve ser procurado sempre lavá-lo com água fria ou fria, cobrir com uma gaze estéril e mantê-lo limpo, aplicação de cremes, pomadas ou produtos caseiros devem ser evitados, pois isso aumenta o risco de se infectar e complicado. Se bolhas ou perda de tecido é aconselhável consultar um médico.