Os produtos cosméticos são universalmente utilizado para a higiene e cuidados pessoais, e há uma ampla gama dependendo das características do cabelo e da pele a que estão direcionados.
Produtos, tais como sabão e champô permitir remover a sujidade e impurezas devido à sua propriedade de ter uma água final solúvel e outras substâncias solúveis gordos, esta característica permite pegar impurezas dentro de partículas muito pequenas que conseguem facilmente dissolvido em água.
As propriedades dos vários produtos utilizados dar-lhes qualidades específicas que são desejáveis em situações particulares. Por exemplo, no caso de infecções fúngicas, eles podem ser usados com produtos de pH ácido que tem a propriedade de afectar o crescimento de tais microrganismos.
O pH é um valor que se refere o grau de acidez de uma substância. Este valor é medido numa escala de 0 a 14, em que valores próximos de zero são consideradas ácida, enquanto que aqueles que se aproxima 14 estão alcalina. No caso do nosso corpo, que tem um pH de 7,34, que é ligeiramente alcalino, a pele tem um pH mais ácido do que o interior do corpo.
É considerado que é um produto cosmético possuindo um pH neutro quando este é de entre 5 e 7. Os sabões são bons exemplos de sabões neutros.
Normalmente, a cada tantas vezes modas e tendências que são tomadas por pessoas que buscam alcançar benefícios que surgem nem sempre são reais.
Uma destas tendências é relativa a lavagem dos cabelos e do couro cabeludo sem champô, usando apenas água ou uma solução de água com substâncias tais como bicarbonato ou vinagre. Ambos são capazes de produzir alterações no pH irá causar irritação que favorece a colonização vários tipos de microorganismos.
O bicarbonato é uma substância alcalina, a qual pode causar mudanças como a descoloração do cabelo. Vinagre, por sua vez deixa a extremidade oposta, que é um ácido que pode causar irritação e secura. Estes produtos causam descamação e coceira do couro cabeludo.
PH produtos neutros são capazes de contribuir higiene pessoal sem causar danos ou causa irritação, de modo geral o mais recomendado.
Se for necessário utilizar sabões especiais ou champôs para o tratamento de qualquer condição, tais como acne ou dermatite seborreica, por exemplo, recomenda-se alternar com produtos neutros para evitar efeitos adversos.