No contexto da saúde, psicologia e medicina pode apertar as mãos de perto como um sinal de que um paciente pode exigir um tratamento físico e emocional em seu processo de recuperação. Valentín Fuster médico e psiquiatra Luis Rojas Marcos mostrar uma seleção de casos de pacientes que ilustram isso: muitas doenças do corpo têm uma raiz emocional ou podem ser afetados por uma emoção particular.
O conceito psycho refere-se precisamente a um conceito que está ligada tanto com a psicologia como com a medicina. Este é um instrumento de prevenção de que as tentativas para capacitar o paciente em testes específicos afrontación, tais como executar uma operação.
Deste ponto de vista, quando um paciente tem uma doença que precisa ser operado para se recuperar, os médicos analisar não só após a operação, mas também o mais cedo. E se preparando para uma operação não se refere apenas ao plano físico, mas também o reino mental.
Esta preparação é muito importante para lidar com a intervenção médica com confiança, serenidade e pensamento positivo. Ou seja, ele é influenciar positivamente a atitude do paciente. Além disso, esta preparação emocional também ajuda o paciente a lidar melhor com a possível intervenção sequelas.
Por exemplo, aceitar as alterações que podem ocorrer em sua vida durante o seu processo de recuperação. Além disso, a recuperação da doença deve ser abordado a partir de diferentes pontos de vista, não só do nível biológico, mas também psicológicos e sociais. Este apoio pode ser oferecido não só o paciente, mas também do ambiente familiar. Este é, por exemplo, no caso da família de um paciente com câncer que também têm seu próprio processo emocional.
Portanto psychoprophylaxis tem um propósito terapêutico através do especialista fornece suporte emocional para o paciente de modo a que este tem um maior nível de compreensão de suas próprias emoções e pode tratá-los com inteligência emocional. Assim, o paciente se sente melhor quando você não se sente oprimido por medos, dúvidas ou estresse que podem acompanhar um processo de reabilitação.
A origem desta disciplina remonta aos estágios finais da II Guerra Mundial, onde ele começou a aplicar esta ferramenta ajuda os pacientes em países anglo-saxões.