O calcanhar é um crescimento anormal do osso que ocorre no calcâneo localizado no rebordo tem a forma de um “bico de papagaio” pode ser de comprimento variável. Normalmente, a presença deste problema na realização de uma radiografia lateral daquelas pessoas que procuram atenção médica por causa dor no calcanhar é identificado.
Cerca de metade das pessoas que têm um esporão tem uma condição associada que a causa real da dor, é conhecido como fascite plantar e é devido à inflamação de uma membrana em forma de estrutura fibrosa conhecida como feixe plantar, a qual dá apoio e forma ao arco do pé.
Inflamação do feixe plantar leva a um processo reactivo na inserção no calcâneo causando esta proeminência óssea, especialmente quando submetidos a esforços mecânicos, como ocorre a permanecer por muito tempo de pé a prática de desportos de alto impacto, obeso, mulheres grávidas ou quando os sapatos são usados inadequados, especialmente aqueles com saltos muito altos ou ter uma ponta estreita se usado continuamente.
O sintoma característico, que deve sugerir a presença de um esporão de calcanhar é a dor localizada nos calcanhares para se levantar e colocar os pés no chão, é frequentemente descrita como latejante, também apresentou a fazer esforços como peso de carga ou durante as atividades de impacto, como escadas.
Embora seja um tratamento deformidade óssea é conservadora, que se baseia na utilização de analgésicos anti-inflamatórios, adaptando palmilhas almofadadas em sapatos, mudando para um sapato com um salto de 2 a 3 cm para permitir Unburden direcção antepé e uma série de exercícios de alongamento tanto a fáscia plantar e músculos da panturrilha.
Também é importante para reduzir o peso corporal e evitar atividades com impacto. Em pessoas que também têm fascite plantar muitas vezes requer a combinação dessas medidas um programa de reabilitação física em que meios físicos, alongamento e massagem terapêutica também se aplicam.
A cirurgia é realizada apenas num pequeno número de casos em que não é possível para aliviar os sintomas com o tratamento conservador, que se baseia na remoção do aríete com o qual são obtidos bons resultados na maioria dos casos.