Uma das principais qualidades de animais é a capacidade de mover as suas várias partes do corpo, esse fenômeno torna -o possível para mudar a postura, levantar, equilibrar e andar, tudo por causa da possibilidade de realização de um processo fisiológico conhecido como Contração muscular.
Para entender esse fenômeno, é necessário saber como o músculo é feito. Este tecido é constituído por várias unidades de membrana revestida causando compartimentos distribuídos, conhecidas como fibras musculares porções mais pequenas são formadas ao nível microscópico por células no interior do qual as proteínas de cadeia actina e miosina são. Estas cadeias estão dispostas alternada paralelo entre elas, quando o estímulo pelo sistema nervoso ocorre, os filamentos deslizam umas sobre as outras o que torna a aproximar-se o encurtamento da fibra muscular e contracção muscular ocorre.
Este é um processo complexo que exige tanto muscular e função do sistema nervoso corretamente. Enquanto a contração muscular é um fenômeno que pode realizar conscientemente, também ocorre independentemente da nossa vontade e, mesmo sem perceber, dependendo do músculo se contrair. Os músculos que podem se mover à vontade são os músculos estriados, como aqueles localizados no pescoço, tronco e membros, para além disso, existem dois outros tipos de músculo, músculo cardíaco e músculo liso.
O processo de contracção muscular de músculo estriado pode produzir movimento quando ele ocorre isotonicamente, neste processo o músculo se contrai encurtadas como por exemplo por flexão do antebraço do braço quando se trabalha com um haltere, bíceps lá encurta o que torna o antebraço mais perto do braço, é também possível que uma contracção ocorre sem qualquer movimento ou encurtamento muscular, isto é conhecido como a contracção isométrica e ocorre, por exemplo, através do emprego de equipamento de exercício passiva. O corpo estriado é também sujeito a estimulação do sistema nervoso que provoca a contracção mantém uma certa chamada tónus muscular é necessária para manter uma determinada posição.
O músculo cardíaco também é estriado, mas tem características que lhe permite contrair continuamente e permanentemente, incansavelmente, desde o nascimento até o momento da morte.
O músculo liso na sua parte, está no vísceras, nas contracções também, um nível digestivo estes são conhecidos como peristaltismo e permitir a passagem da comida desde a boca até ao final do tubo digestivo ocorrem, músculo liso podem contrair forma anormal ou patológica que resulte em espasmos dolorosos que podem ocorrer ao nível dos brônquios diminuindo o diâmetro das vias aéreas, levando assim a ataques de asma no esófago provoca espasmo esofágico que sugerem vezes tipo de imagens de angina, a nível ureter estes espasmos ocorrem quando se tenta promover um cálculo causando cólica renal, nível do intestino dar origem a cólicas abdominais e nível ginecológico pode causar cólicas menstruais.