O conceito de enfermagem comunitária é aquela que se aplica a do tipo de cuidados de enfermagem dedicado e prevenção da não só a saúde do indivíduo, mas também a família e especialmente da comunidade. enfermagem comunitária é um importante ramo da ciência, porque tem a ver com o ritmo eo estabelecimento de hábitos, comportamentos e cuidado que não só cuidar da saúde de uma pessoa especificamente, se não envolvendo a manutenção de um ambiente de comunidade seguro e saudável para todos os seus membros.
enfermagem comunitária, como o próprio nome sugere, trata de questões de saúde na área da comunidade. Assim, é muito mais abrangente do que enfermeiros e envolvendo benefícios para um grupo populacional mais amplo. Quando falamos de enfermagem comunitária, em seguida, nos referimos ao trabalho que os profissionais de saúde realizar para garantir, por exemplo, certas doenças e vírus não se espalhou na comunidade que a higiene das áreas de vida seja mantida, que a saúde da família dentro espaço privado é sempre assegurada, etc.
Neste sentido, podemos dizer que a enfermagem comunitária tem um monte de educação porque ele assume certo ensino e transmissão de conhecimento para aqueles que fazem parte de uma sociedade. Assim, ao contrário do que pode acontecer com outras formas de enfermagem, a comunidade trabalha diretamente com a comunidade, transmitindo informações, dados, campanhas públicas, hábitos e costumes que devem ser tomadas para resultados mais profundos e eficazes.
Contribuindo assim para a conscientização sobre a importância dos cuidados ambientais, de saúde da família, saúde reprodutiva, os hábitos que fazem a saúde, enfermagem comunitária torna-se algo extremamente necessário para uma sociedade ou comunidade para alcançar os melhores níveis possíveis de saneamento e saúde.