Os carotenóides são um tipo de pigmentos de caroteno de origem biológica, que são encontrados em plantas e são precursores necessários para a produção de vitamina A. O corpo não é fabricar de modo que ela é necessária para obter o consumo.
Carotenos são substâncias tem uma conformação molecular que lhes permite absorver uma gama de comprimentos de onda que variam 380-500 nm e, portanto, têm uma cor que varia de amarelo para vermelho.
Os carotenóides são consumidos uma vez transformados em vitamina A, também conhecida como retinol, na parede intestinal, a partir daí para o fígado onde ele é armazenado para uso em várias funções metabólicas.
O principal uso desta vitamina está em vista, não é necessário para formar a luz necessária para detectar pequenas quantidades pigmento visual rodopsina, facilitando a visão noturna.
Outra característica importante é a sua participação nos processos relacionados com a integridade e o funcionamento das estruturas de barreiras, tais como pele e membranas mucosas, a primeira linha de defesa do corpo, o seu efeito estimulador do desenvolvimento de células do sistema imunitário é adicionado como linfócitos, um tipo de sangue branco necessária para activar a resposta imunológica contra agressões externas, tais como parasitas, virus e bactérias, bem como células de tumor.
Um efeito importante desta vitamina é a sua capacidade para regular a expressão do gene, sendo capaz de activar ou inactivar determinados genes que terá um efeito directo sobre a produção de várias proteínas, tais como as hormonas. Por esta razão, a vitamina A desempenha um papel importante no crescimento das crianças, pois é capaz de ativar a produção de hormônios como o hormônio do crescimento.
Estas substâncias têm uma série de efeitos benéficos para a saúde derivadas de seu efeito antioxidante que incluem: diminuição do risco de diversos cancros, especialmente da mama, do ovário, do cólon e do recto.
– evitar danos causados por exposição ao sol.
– evitar o desenvolvimento e progressão de doenças dos olhos tais como degeneração macular e cegueira nocturna.
– retarda o progresso da lesão da cartilagem articular em pacientes com osteoartrite.
– impede o desenvolvimento de asma e bronquite em fumadores.
– Melhora a aparência da pele e cabelo.
– Ajuda a prevenir infecções, porque eles têm um efeito estimulante sobre o sistema imunológico.
Comida amarelo, laranja e vermelhos e verdes escuras são boas fontes de carotenos, em pigmentos amarelos recentes são obscurecidas pela presença de substâncias tais como a clorofila que fornecem a cor verde escura característica predominante.
Beta-caroteno é encontrado principalmente cenoura, mamão, abóbora, pimentão, melão, aipo, batata doce, pêssegos, pêssego, goiaba, melancia, laranja, tangerina e manga.
Os carotenóides são afetados por processos de cozimento, como fazer uma maior contribuição destas substâncias são obtidos pela ingestão de alimentos crus ou mal cozidos.