Cervicobraquialgia o termo usado para se referir a dor localizada no pescoço que irradia ou correr em um ou ambos os ombros ou braços. É uma das causas mais freqüentes de consulta com unidades de reabilitação.
O cervicobraquialgia ocorre quando a causa dor no pescoço raiz pode afectar raízes dos nervos cervicais, sendo a lesão da raiz provoca sensações anormais, tais como cãibras, de choques eléctricos, formigueiro ou dormência que acompanham a dor.
Quando o compromisso raiz do nervo é de maior magnitude sintomas, tais como a diminuição ou perda de força do músculo do braço, antebraço ou a mão pode ocorrer.
O cervicobraquialgia não é por si só uma doença, é sim um sintoma comum para várias desordens, portanto, existem várias causas de cervicobraquialgia, entre os quais:
tensão muscular. A tensão dos músculos do pescoço podem provocar a compressão das raízes nervosas que passam entre os músculos, causando desconforto de execução para os ombros, parte superior das costas ou braços, geralmente a dor é descrita como uma pressão ou um peso e está relacionada com a adopção de posturas erradas como a manutenção de pescoço flexionado ou estendido.
lesões de disco intervertebral. No caso do envolvimento dos discos intervertebrais da coluna cervical é possível que desidratada ou quebrado reunir-se com liberação de seu conteúdo para os buracos entre as vértebras, como na hérnia de disco, irritar ou comprimir as raízes nervosas próximas causando dor e distúrbios sensoriais cuja distribuição dependerá das raízes afetadas.
Lesões das vértebras. O cervicobraquialgia também pode ocorrer no caso de lesões das articulações entre as vértebras que é comum em pessoas com espondiloartrosis ou síndrome fascetario. Ele também pode ser visto em pessoas que têm a correção da curvatura dos distúrbios da coluna cervical, como a síndrome whiplash, que têm deslocamentos das vértebras conhecido como espondilolistese ou, no caso de fraturas das vértebras seja por trauma ou condições, tais como a osteoporose.
O principal tratamento para esta condição é a utilização de medicações para a dor, inflamação e tensão muscular m, em alguns casos, é necessário usar medicamentos que actuam sobre o nervo regular o seu funcionamento.
Além de medicação geralmente é necessário para levar a cabo um plano de reabilitação para relaxar os músculos, reduzir o inchaço, esticar tanto o pescoço e os músculos e recuperar a mobilidade.