EQST

Membrana Celular?

Membrana celular? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

A membrana ou membrana plasmática da célula é uma estrutura que contém os diferentes elementos da célula, que é a unidade funcional de todos os que vivem tanto de origem animal e vegetal. Esta membrana é bem conhecido pela sua função de limite, no entanto, é uma estrutura complexa capaz de executar múltiplas funções de grande importância para a vida.

Os principais constituintes da membrana celular são lípidos ou moléculas de gordura, especificamente fosfolípidos estão dispostas formando duas camadas na formação da membrana também envolve colesteróis. Estas moléculas permanecem ligadas umas às outras, no entanto, ter capacidade de movimentação, que proporciona a fluidez e flexibilidade para a membrana.

Esta estrutura permite a moldar e reter os vários organelos da cula, no entanto, é capaz de permitir a passagem de substâncias para dentro e para fora, para que a proteína tem entre moléculas lipídicas são dispostos de modo a formar canais. Estes canais são de vários tipos e são específicos para um determinado tipo de substâncias, três dos canais mais importantes são o sódio, o canal de potássio e canais de cálcio.

Estes canais são activados quando um receptor de superfície é estimulada, estes são outros fragmentos proteicos contendo hidratos de carbono de glicoproteínas assim chamados, que estão localizados fora da célula e para juntar a uma determinada substância alterações produzidas configuração de canal que lhe permite abrir ou acidente. Receptores variam consoante o tipo de célula e são activados por substâncias, tais como hormonas e neurotransmissores.

Em adição aos receptores de canais iónicos pode activar as reacções químicas que dão origem à produção de substâncias no interior da célula que conduzem à produção do que é conhecido como um “segundo mensageiro” que é capaz de activar um dado processo, um exemplo isto ocorre no sistema digestivo, existem receptores que são activados pela ligação de um neurotransmissor tal como a acetilcolina, esta ligação activa a membrana que dá origem à produção de um segundo mensageiro que é capaz de mobilizar os depósitos de cálcio dentro célula que eventualmente provoca a contracção do músculo.

Quando as partículas de entrar ou sair da célula são grandes membrana fornece um segundo mecanismo de canal diferente, que é capaz de envolver a partícula e inseri-lo em uma bolha para trazer para dentro (endocitose) ou fora ( exocitose).

Regulando os movimentos de substâncias e iões permite controlar a concentração de substâncias e a carga eléctrica no interior da célula, o que é essencial para o seu funcionamento correcto.

Para além dos receptores também existir na superfície dos fragmentos de proteínas que são únicas para cada ser vivo, estes são reconhecidos pelo sistema imunitário e que lhes permite saber se a célula é, em si ou de um agente invasor como um microrganismo ou membrana celular uma célula tumoral, quando essas proteínas do sistema imune estão presentes inicia uma cadeia de reacções, que vai fazer com que a célula como um “inimigo” que conduzem a ser removida, este faz parte do que é conhecido como Complexo principal histocompatibilidade e é o que é estudado quando a compatibilidade entre doadores e receptores de órgãos no momento do transplante é procurado.